"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, outubro 25, 2009

João Manuel Santos Costa


Após ter redigido o anterior post sobre a Póvoa, mal entrei no Facebook, recebi on line a notícia do falecimento de mais um amigo - João Manuel Santos Costa deixou-nos esta madrugada.
Quando o Dr. João Costa era Presidente da direcção da Liga dos Amigos de Alpedrinha, travámos conhecimento e mais tarde, em 1996, fomos a Poitiers apresentar uma edição, patrocinada pela Escola Profissional do Fundão do livro "Os Pastores do Sol".
Ao longo de décadas este homem interveio na vida associativa, cultural e política da "Sintra da Beira" e da região, pois foi Presidente da Assembleia Municipal e Vereador da Câmara Municipal do Fundão, além de presidente da Junta de Freguesia de Alpedrinha.
Era um prazer conversar com ele e ir de boleia até à sede do concelho, no seu fabuloso Diane.
Destaco, de entre as memórias que me deixou, aquele dia chuvoso em que pegou ao colo na Cristina Martins, que tinha cegado uns tempos antes, para ela não perder pitada de um passeio, em redor da Gardunha e da ribeira de Alpreade, em Castelo Novo, que nos proporcionara.
Nesta hora penosa, deixo um caloroso abraço nas pessoas da esposa e dos filhos e também dos amigos, como o Eduardo Serra, a quem João Costa faz muita falta.
Bem Haja, por tudo o que fez de bem nesta Terra!

4 comentários:

Anónimo disse...

A Associação ALDRABA, que foi recebida de forma inesquecível pelo Dr. João Santos Costa na Escola Profissional do Fundão, durante o X Encontro que realizámos em Dezembro de 2007, vem juntar-se respeitosamente às manifestações de pesar pelo falecimento deste amigo e homem de cultura.
Honremos a sua memória continuando a pugnar, como ele fez, pela valorização do património do nosso povo.
José Alberto Franco,
pela Direcção da Aldraba

mariabesuga disse...

Junto o meu ao teu Bem-Haja ao Dr. João Costa. Apresentaste-mo penso que na minha primeira ida a Alpedrinha e o que conheço dele não é tanto pelo contacto mas mais pela tua passagem de testemunho da relação com ele e da pessoa que era e da sua importância no âmbito do que aqui referes.
Como diz o José Alberto é preciso continuar a obra de pessoas como o Dr. João Costa para provarmos a nossa gratidão pelo que nos deixam de memória.

Um abraço meu que sinto contigo e com os amigos a morte que o leva...
Jingã

Elvira Carvalho disse...

Sem palavras que possam minorar o seu sentimento de perda, deixo um abraço de amiga.

Luis Antunes disse...

Não tenho palavras para descrever a tristeza que senti com a noticia da partida definitiva deste amigo d e sempre
Paz á sua alma
João Costa onde quer que estejas , os amigos estão contigo em pensamento