"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Eduardo Ramos no Centro Cultural de Belém






No próximo dia 17 de Janeiro, pelas 19 horas, Eduardo Ramos actuará no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém. O espectáculo integra-se nos Concertos Antena 2 e intitula-se «Uma Noite no Palácio do Sultão» Eduardo Ramos Ensemble Moçárabe. Os bilhetes custam 5 €.

"Este concerto desenrolar-se-á em torno de música árabe, cantigas de Amigo e Santa Maria do séc. XIII, cantigas sefarditas medievais, temas de influência persa, e música da escola de Bagdade. Os temas árabes terão a realçá-los Carolina Ramos, uma excelente bailarina de Dança Oriental. Alguns trechos musicais serão executados em alaúde solo, e outros acompanhados pela tambura indiana ou pelos ritmos do Egipto.
Durante este concerto, a magia da música e da dança transportará os espectadores para outros tempos e outros lugares, desde a Península Ibérica dos tempos medievais à corte do sultão Al-Rashid em Bagdade, onde sopra um vento do deserto, com sabor a chá de menta e tâmaras..." (excerto - adaptado - do texto de apresentação.)

Eduardo Ramos, nascido em Penedo Gordo (Beja) vive em Silves, na peugada do grande poeta luso-árabe Al Mutamid, que tendo nascido em Beja, foi governador de Xelb. Eduardo Ramos lançou em 2005 o seu novo trabalho em CD "Cântico para Al-Mutamid"

(fotografias de Carolina Ramos gentilmente cedidas por E.R. Eduardo Ramos foi fotografado por LFM)

3 comentários:

Anónimo disse...

O novo Cd de Eduardo Ramos é magnífico! A conjugação perfeita da música e da voz do Eduardo com a poesia.
Nunca antes, Silves fora assim simbolicamente representada!
No livro "o meu amor é Árabe" termino dizendo que é "a cisterna de Silves que me guarda"...tenho mais uma razão para lá permanecer.
Parabéns ao Eduardo! e obrigada ao Luís...

augustoM disse...

Ó Luís ando a suspeitar que tens uma costela árabe, o que não é nada depreciador, muito pelo contrário, eles foram exímios na poesia.
Um abraço. Augusto

Manuel Silva disse...

Sempre fiel contigo e com os teus.
Conheci pessoalmente em Mértola, já tinha ouvido falar muito dele através de ti, está igual, às descrições que tinha, em todos os níveis. Como o trabalho é pouco, vou tentar ir no dia 17.