"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, janeiro 29, 2006

Viva Mozart!


Nasceu na bela Salzburgo, Áustria, há 250 anos, no dia 27 de Janeiro. Wolfgang Amadeus Mozart é um dos compositores que mais oiço, desde que me habituei, na adolescência, a sintonizar a Antena 2 e a saborear os concertos para Jovens dirigidos e comentados por Leonard Bernstein. Dos concertos de piano (interpretados por Maria João Pires) ao Requiem, que oiço muitas vezes, Amadeus é um amigo de todos os dias.
Nos seus 35 anos de existência, Mozart escreveu, além de outras obras, mais de 600 composições musicais ( de entre elas 41 sinfonias, 27 concertos de piano, 16 óperas e 19 sonatas de piano).
Como é habitual nos domingos, estou sintonizado na Antena 2, a rádio clássica.
Talvez esta revelação em país futebolístico, machistóide de cordel, habituado a tosgas de mau humor e arroto pútrido, incomode alguns caniches, para os quais não passo de um oceano de "peneiras", pois alguns seres (humanos?) não toleram que os outros apreciem e defendam a qualidade, em vez da javardice improvisada à portuga, rotulando quem se afaste da sua postura cavalar, de snobes.
Deliciado, a acompanhar, enquanto escrevo, os acordes imortalizados por Wolfgang, aqui fica o recado para os Salieri que abundam em Portugal, embora para desgraça deles ao invés daquele, não possuam qualquer capacidade criativa.
Viva Mozart!
(foto de LFM: realizada no Santuário de Nª Sª dos Remédios, em Peniche. A mão é de José Alberto Franco, que toca no sinete habitualmente usado em cerimónias religiosas)

Sem comentários: