"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quinta-feira, novembro 10, 2016

Um Poema Meu em "O Desporto na poesia portuguesa"

Na cronologia que tenho estado a apresentar, relativamente às publicações Antológicas onde sou citado, através de um ou mais versos, recordo o volume bem interessante intitulado "O Desporto na poesia portuguesa", com pesquisa selecção e notas de José do Carmo Francisco, editado pelo Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, em 1989.
 
Nele há poemas de Alexandre O'Neill, Amadeu Baptista, António Aleixo, Armando Silva Carvalho, Carlos de Oliveira, Carlos Pinhão, David Mourão Ferreira, Eduardo Guerra Carneiro, Eduardo Olímpio, Fernando Assis Pacheco, Fernando Grade, Fernando Namora, Fernando Pessoa, Ivone Chinita, Joaquim Pessoa, José Jorge Letria, Manuel Alegre, Manuel da Fonseca, Ruy Belo e muitos outros, num total de 71 autores.
Na página 69, recorda-se um poema breve, de minha autoria, publicado no jornal A BOLA, dedicado a Rosa Mota:

UM POEMA PACIENTE

Com pó nas pálpebras
e espinhos nas pegadas
és um poema paciente
de pés e pernas escrito a pulso
pétala do júbilo seiva da vida
Rosa dos muros e das estradas.

Luís Filipe Maçarico

2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Gostei.
Um abraço

Laura Garcez disse...

Falta aqui a revista "Sol XXI". Não sei se as tens. Eu tenho.