"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, novembro 01, 2016

Antologias Poéticas onde Participei: Cadernos Despertar

Decidi avançar neste primeiro de Novembro de 2016, com a concretização da "Antologia" da minha Poesia publicada nos 20 livros editados até 2015, mais os versos incluídos em mais de dez antologias, que foram dadas à estampa entre 1982 e 2011. 
Porque a maior parte desses livros (as antologias onde os meus poemas foram divulgados) estão esgotados, vou recordá-los a partir de agora, neste blogue.

CADERNOS DESPERTAR

Há trinta e quatro anos, três poemas meus foram incluídos numa colectânea breve, intitulada "Cadernos Despertar- I", que tinha poetas como Eduardo Olímpio, José Carlos Ary dos Santos e José Jorge Letria.
Foi em 1982 e o livrinho (de bolso) elaborou-se numa gráfica da Amadora, graças à fraternidade do director do velho "Notícias" daquele concelho.
Mostro-vos dois desses versos, onde já exercitava a síntese:

POESIA

profetizando
a pele de fogo
das amoras

as palavras ardem
no coração da terra

página 37

SESIMBRA

Tecendo sombras
o rosto cansado
do velho
que o mar
não engoliu
perde o olhar
no horizonte.

página 39

Tinha então trinta anos e todos os sonhos do Mundo. Era o tempo em que ainda havia alguns jornais com suplementos literários...
Todavia, os "Cadernos Despertar" não tiveram continuidade. A vida, sim. E foi sementeira para a Poesia florir. Daí até ao meu primeiro livro iria decorrer (quase) uma década...

Luís Filipe Maçarico

1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Vou gostar de acompanhar.
Um abraço