"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quinta-feira, novembro 03, 2016

Antologias Poéticas Onde Participei 3- Cântico em honra de Miguel Torga

Em 1996, António Arnaut e Rui Mendes coordenam a terceira Antologia ou Colectânea onde participo. Chama-se "Cântico em honra de Miguel Torga", editado pela Fora do Texto, Coimbra.
Uma vez mais o grupo de poetas que acederam participar nesta obra, é enorme e de qualidade. Para não ser fastidioso cito uns quantos, mais conhecidos: A.M. Pires Cabral, Albano Martins, Amadeu Baptista, Ana Hatherly, Ana Luísa Amaral, António Ramos Rosa, António Salvado, Casimiro de Brito, Cecília Barreira, Eduardo Olímpio, Egito Gonçalves, Eugénio de Andrade, Fernando J.B. Martiinho, J.O.Travanca-Rêgo, João Rui de Sousa, Joaquim Pessoa, Manuel Alegre, Orlando da Costa, Papiniano Carlos e Sophia de Mello Breyner Andersen, num total de 85 vozes importantes.
Na página 95 aparecem três quadras de minha autoria com o título "Torga". Partilho apenas a terceira pois parece-me mais conseguida:

TORGA

3.

Do Povo iluminou suores e lavras
Diante de castanheiros e cabeços,
As mãos na farinha das palavras
O coração num altar de versos.

Apenas na segunda década do século XXI conheci o miradouro de São Leonardo de Galafura, o lugar que guarda toda a Poesia do Mundo e a essência dos versos do transmontano Adolfo Rocha/Miguel Torga.

Luís Filipe Maçarico


1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Eu não conheço esse miradouro, mas gosto imenso de Miguel Torga.
Um abraço e bom fim-de-semana