"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quarta-feira, dezembro 23, 2009

POST Nº 1000



Das muitas imagens que em Maio recolhi no Alhambra, ofereço-vos estas, porque em tempo de crise, precisamos de ver uma luz no fundo do túnel.
A vida de cada ser humano assenta nesta dicotomia: Sombras e claridades sucedem-se, porém a esperança permanece, teimosa.



O Natal é a época em que mais se fala de Paz. Por sms, email ou através de postais de correio, desejam-se as melhores coisas do Mundo.
As imagens, como esta, que acompanham essas mensagens, falam do Paraíso que merecemos - mas nunca mais aparece!




Ontem, um amigo enviou-me um mail, onde apareciam as Boas Festas, escritas em inúmeras línguas, menos em árabe.
Porque não rejeito as influências, ao contrário de muitos portugueses, e tenho amigos do outro lado do Mediterrâneo, desejo também a eles Saúde Plena! Amor e Felicidade! Sonhos Realizados! e muita PAZ!!! que é o que precisamos e não teremos, se eles também não tiverem.

NOTA: Este blogue começou no domingo dia 1 de Agosto de 2004. Completam-se hoje, quarta feira, mil postagens, onde se falou -conforme o Arquivo atesta - do sul, da amizade, do amor, da poesia, da guerra e da paz, da injustiça e da luta, da memória e do património, do associativismo e da arte, de pessoas e ideias, do país e do mundo. Continuamos...

Luís Filipe Maçarico

10 comentários:

Francisco disse...

Parei algures de olhar as Águas do Sul.
Fiz mal.
Penitencio-me...

Anónimo disse...

Parabéns pelo post 1000...
Mais, acima de tudo pela qualidade destes.
;)

McConnery

zariga disse...

Olá Luis.Não tenho o teu nº do telemovel e tambem não tenho acesso ao teu mail por isso aqui estou a desejar-te um bom Natal e um óptimo 2010, onde faço votos que nos reencontremos finalmente. Ainda cá tenho uma surpresa para te entregar... lembras-te ??-Bjs

oasis dossonhos disse...

de Joaquim Saial
responder a joaquimsaial@gmail.com
para Luis Maçarico
data 23 de dezembro de 2009 23:11
assunto Re: post nº 1000
enviado por gmail.com

23:11 (1 hora atrás)

Parabéns pela persistência (e pela qualidade)!
Um abraço do Joaquim Saial

oasis dossonhos disse...

Sérgio Sá
23:32 (1 hora atrás)
Sérgio Sá
para mim

mostrar detalhes 23:32 (1 hora atrás)

de Sérgio Sá
para lmacarico@gmail.com
data 23 de dezembro de 2009 23:32
assunto "Post" nº 1000. Resposta/agradecimento.
enviado por sapo.pt


Caríssimo Luís Maçarico
Meu Amigo

Ainda bem que me enviou o seu mail alusivo ao "Post" nº 1000. Número que justifica, sem dúvida, uma referência, pelo significado ou significados que, quer o seu número quer o Águas do Sul em si mesmo têm.
Agradeço ter-se lembrado de mim e pensado que ainda estou por cá. Mesmo que a saúde já não seja a melhor - coluna vertebral, coração, olhos, etc. - ainda cá ando, com o pensamento a ocupar-me e um ou outro comentário a enviar para aqui e para ali, alguns a não conseguirem "entrar", talvez porque o tempo do lápis azul não tenha desaparecido ou tenha voltado (!).
Mas, como diz o meu Amigo, «a esperança permanece teimosa». Eu diria: a teimosia permanece, pacientemente, para que a esperança não se desvaneça.
De um ou de outro modo, importa é que a esperança e a teimosia nos acompanhe na defesa da utopia que abraçamos. Utopia, essa sim, o sonho que sustenta o suposto verdadeiro espírito do Natal que, temos de acreditar e desejar, há-de surgir, quando os homens finalmente se encontrarem na insignificância de si próprios, para compreenderem a mera contingência de que não passam.
Mas deixemo-nos de filosofias duvidosas. Importa é que o barco zarpe para que continuemos a sonhar...

Um dia destes enviar-lhe-ei a minha última publicação. É um trabalho que se reporta à minha passagem por Angola nos anos 60, como combatente. À parte a introdução, fora escrito há já alguns anos, mas só há poucos meses o publiquei.

Por hoje é tudo. Votos de saúde e boa disposição, nesta quadra que, aceitêmo-la ou não, faz parte da nossa realidade cultural, e que 2010 lhe seja pródigo de realizações, de teimosia e na resistência à decadência deste pobre país que continua à deriva...

Um cordial abraço.
Sérgio O. Sá

Ezul disse...

E que nunca se perca a capacidade de sonhar e e lutar pelos sonhos!

Um Feliz Natal, construído de gestos verdadeiros e de paz!

oasis dossonhos disse...

para Luís Filipe Maçarico
data 24 de dezembro de 2009 02:06 (10 horas atrás)

assunto Pedro Miguel Gomes Gonçalves comentou
enviado por facebookmail.com


Pedro Miguel Gomes Gonçalves comentou:

Um blogue bastante interessante. Um misto de cultura e de saberes. Já visito o seu blogue à uns anos e sempre gosto de ler o que por lá escreve, apesar de ás vezes não comentar. Cumprimentos e votos de Bom Natal, e já agora que venham outros 1000 posts.

Pete disse...

A miscelânea de locais onde nos movemos hoje em dia na internet, permite-nos responder ou comentar acerca dos temas em qualquer meio. Vejo com muito bom grado, que transferiu o comentário que deixei no Facebook para aqui.
Acrescento ao mesmo, que visto ultimamente a minha focalização ter ficado centrada no twitter e actualmente no olhares (devido ao gosto pela fotografia), não tenho dado tanta atenção ao meu blogue, e aos blogues em geral. Tentarei comentar em próximas visitas.

Cumprimentos,

Pedro Gonçalves.

oasis dossonhos disse...

Jorge Cabral
data 28 de dezembro de 2009 09:27
assunto post nº 1000
enviado por hotmail.com

09:27 (8 horas atrás)

Muitos parabéns e votos de mais 2010 posts, repletos de esperança, confiança, determinação, optimismo e com muita, muita amizade!
Grande Abraço
Jorge

Egas Branco disse...

Amigo Luís,
Parabéns pelo 1000 e por tudo o que ficou para trás! Os textos e as fotografias estão magníficos. É um dos blogues de que gosto muito.
Abraço
Egas Branco (Cç. das Necessidades)