"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, dezembro 29, 2009

Olhai Senhores, as Populares Cheias Invernais...


Há coisas que não consigo entender.
Ainda não há muito tempo, ministros iluminados pela pomba do Espírito Santo, seguros da sua espantosa e magnífica governança, determinaram com a segurança dos seres que gerem a vida dos outros por decreto, que as cheias no Tejo e no Douro passavam a ser uma reminiscência do passado. Vê-se.
Ainda há poucos dias, profetas da desgraça carpiam contra a seca. Agora chora-se que a chuva é demais.
Só não se diz que se deita desmedidamente lixo nos cursos de água, que se permite a construção em cima de rios, que os incêndios precipitam e amplificam fenómenos de desagregação dos terrenos...
No Oeste, perto do Natal, um mini tornado deixou milhares de pessoas sem luz; Em Loures, na Régua e Reguengo do Alviela, Trancão, Douro e Tejo provocaram estragos hoje.
É o temporal, diz-se nos telejornais, onde se corta a palavra ao povo sábio, como vi há pouco, acusando autarquias por autorizarem construção em linhas de água, da falta de limpeza nos rios, etc. Quando se diz a verdade, corta-se a palavra... Viva a Democracia e a Imprensa Livre!
E que 2010 nos traga o fim - há longo tempo anunciado - das clássicas cheias de Inverno em Portugal, às quais se juntaram hoje as do aeroporto de Faro, alagado para receber turistas que declararam estar surpresos com a pequena piscina que os aguardava ou aquele velhote estrangeiro que afirmou que com uns copos tudo melhorava.
Tá tudo grosso!
Continuaremos a apostar em "Águas do Sul" forever!
Luís Filipe Maçarico (texto e fotografia)

1 comentário:

rosa disse...

Olá meu amigo! que é feito, meu conput. Teve que ser formatado só agora está entrando na linha, perdi alguns blogs de amigos.
Estou estranhando tua ausência, quase que perdes uma amiga e de nada sabias, mas já lá vai, agora é ir em frente. Aceita aquele abraço com votos de um 2010 cheio de venturas.
beijinho da Rosa