"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quinta-feira, março 13, 2008

Mulheres e Crianças: A Poesia do Encontro!





Na passada sexta feira dia 7 de Março, a Poesia do Encontro inundou 24 horas da minha vida.

EM ALJUSTREL, O CANTE NO FEMININO E POEMAS PARA AS MULHERES

A noite foi de festa no auditório da esplêndida Biblioteca Municipal de Aljustrel, após um soberbo bacalhau no restaurante das piscinas.
Presentes, além do vereador da Cultura e da Dra. Francisca Branco, organizadora da sessão, José Godinho (presidente da Câmara Municipal de Aljustrel), Luís Bartolomeu (presidente da Assembleia Municipal), Francisco Colaço (presidente da Junta de freguesia de Aljustrel) .
O Grupo das Mulheres do MDM de Aljustrel e uma professora ligada à CGTP, cantando ou apresentando a verdade dos factos, exprimiram diversas facetas da luta por uma efectiva igualdade de oportunidades daquelas que, segundo o poeta "são as deusas que enfrentam/Todas as tempestades/Respondendo à mágoa com o sonho./Ensinando sempre a resistir."
Este e outros versos de minha autoria apresentei-os, entre a intervenção da professora e as modas cantadas pelas companheiras dos mineiros.
Fotografias de Francisco Colaço
COM A MIUDAGEM NA TAPADA DAS NECESSIDADES
A manhã começara com uma inolvidável sessão de animação de leitura, a cargo do agrupamento de escolas do ensino básico nomeadamente da EB Fernanda de Castro e da Avenida de Ceuta, a partir do primeiro livro que escrevi para crianças, "A Princesa Joaninha e o Lagarto Saltitão", de 1996.
Alunos e professores de diversas turmas e anos, três pais e respectivos filhos recriaram e partilharam a sua versão daquele texto, alegrando ainda mais a manhã primaveril trazendo até à Tapada das Necessidades muita alegria e cor.
A estufa grande e a antiga escola 128 (actual Fernanda de Castro) foram palco daquela iniciativa. No final, o presidente da Junta de freguesia dos Prazeres, ofereceu flores às professoras e uma guloseima à miudagem.

Fotos de António Brito

2 comentários:

paula silva disse...

Continuas a partihar, amigo...
Que bom....
Poderei contar contigo para partilhares poemas e a experiência da criação dos teus poemas na minha Escola, para alunos de 10º ano... lá para Maio???? Num dia de semana, claro...
Depois contacto-te com maior formalidade e data prevista, mas gostava muitoooooo de poder contar contigo.
Aquele Abraço
Vou estar ausente pelas razões que conheces, quando voltar falamos....
Beijoooooo

maria sousa disse...

Entre crianças, entre poesia, entre mulheres, entre irmãos, entre kubas e morábitos...gostei muito do artigo da "Almansor".
Gostei muito do poema. É bom partilhar emoções.Obrigado