"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, agosto 12, 2019

Quinze Anos de "Águas do Sul"


Do mês de Agosto guardo algumas boas lembranças. Neste mês nasceram algumas pessoas que marcaram a minha existência. É o caso da minha avó paterna Gertrudes e do meu Amigo-Pintor Artur Bual.
Agosto foi o mês em que gozei férias, fosse na Zambujeira, com antigos colegas de trabalho ou em viagens pela Europa, com quatro dezenas de portugueses, acampando, cozinhando, descobrindo novos países e gentes de camioneta. Antes de escolher Junho e Outubro (nessa altura tinha bónus por não descansar nos meses de maior calor) para desbravar a costa vicentina (Arrifana, Odeceixe).
Agosto é o mês em que a Paula Silva e a Mena Brito celebram os seus aniversários.
Foi em Agosto de há quinze anos que fundei o blogue "Águas do Sul".
No último ano manifestei-me contra a imprensa sensacionalista e os ataques ao património e à língua, que são quotidianos. Falou-se neste espaço da apresentação do meu 22º livro de Poesia, evocando os textos de Alexandra Leandro e Maria José Balancho acerca de "Uma Casa é comouma Árvore por Dentro".
Gavião e Belver foram tema de vários textos, sobre os Museus do Sabão e das Mantas e Tapeçarias de Belver, o castelo, documentando-se a ida da Aldraba a Comenda, Belver e Gavião.
Poemas sobre Riomaggiore e Manarola e um artigo intitulado "Do que Falamos, quando falamos do Alentejo", animaram alguns posts. 
 A partida de Ninita e Gracinha Correia foi registada. 
O fogo outra vez e a dor em directo tornaram a ser criticados. 
Finalmente, celebraram-se algumas memórias do Pão de Cultura Transfronteiriça 2018, em Morille. dando-se relevo ao Poetódromo e ao Cementério de Arte.
O blogue Águas do Sul é este somatório de experiências, de gritos, de reflexões.
Na passagem dos quinze anos do seu começo, ocorrido no início de Agosto de 2004, saúdo todos os leitores e anuncio a hipótese de, com Eddy Nelson Chambino, preparar uma publicação com algumas das intervenções que ocorreram nesta caminhada.
Luís Filipe Maçarico

2 comentários:

Fernando Chagas Duarte disse...

Parabéns! Grande abraço

oasis dossonhos disse...

Recebi no gmail um texto de Eduardo Nascimento, que partilho aqui:

Eduardo Nascimento
terça, 20/08, 11:42 (há 2 dias)

Ao M/ AMIGO LUÍS

A Coragem e dedicação de um Antropólogo POETA, de teimosia e persistência dedicadas à Vida, e a tudo o que envolve o conhecimento do Homem, na sua plena capacidade de receber e dar na intenção para a felicidade.
Um dia se (re) conhecerá a história do caminho percorrido de lés a lés por este "fazedor" de trilhos que contribuem para tornar a existência mais feliz e lúcida.
Hoje em livros, jornais, blogues, pedaços de papel, ou como conferencista, divulga os cheiros, vindo das pegadas humanas, que influenciam a compreensão do grito, a chamar a atenção de se estar vivo na limitação do tempo.
Que saibamos tratar desta sua semente, sempre de porta aberta para amigos no infinito do DAR
Eis o Poeta Luís Filipe Maçarico em estado de alerta permanente.
Obrigado

Eduardo Nascimento

Na ocasião respondi que:

"Fico sem palavras. Muito grato por este teu sentimento, pelas palavras que sentes e me dedicas. Abraço-te com estima e fraternidade.
Luís"