"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, junho 15, 2018

MAIS LIVRE QUE NUNCA!


                                               Fotografia gentilmente digitalizada por AF

No recente aniversário da Casa do Alentejo, e por iniciativa da Directora Executiva da Revista "Alentejo", Rosa Calado, (o meu nome consta na lista do Conselho Redactorial), fiz uma breve introdução, que partilho com os leitores deste blogue (e da minha Página no Facebook onde o reproduzirei):

"A estima que nutro pela Rosa Calado e a gratidão que tenho por esta Casa - participando, enquanto associado, desde os idos de setenta e em cujas três série da revista, desde então colaborei, dos tempos de Domingos Xarepe até João Proença, passando por Luís Jordão, e onde frequentei um Curso de Jornalismo, dirigido por José Luíz Fernandes. Aqui lancei vários livros de minha autoria. Esses factos constituíram o fraterno motor da razão de estar entre vós, nesta sessão.

No presente número da revista participei, com duas entrevistas - uma a Paula Santos, da Biblioteca Municipal de Beja e outra (com Rosa Calado) a Galopim de Carvalho.

Solicitei a Romão Trindade, alentejano de Alter do Chão, que escrevesse sobre as associações do seu concelho e Rosário Fernandes, do concelho de Portalegre, enviou - a meu pedido - o seu artigo a propósito das Brincas de Évora.

Porque nunca tive idade para ser bajulador, escrevi uma reflexão onde partilhei o meu olhar sobre o Alentejo actual, sem abdicar do Espírito Crítico que é matriz da minha forma de estar e pensar acerca do Mundo em que vivo e onde por vezes me sinto inadaptado. porque não consigo pactuar com o erro, a estupidez e a arrogância...."

Como nessa manhã me esqueci da máquina fotográfica, não tive acesso ainda a nenhuma fotografia - designadamente quando intervinha, nem ao lado do Poeta Eduardo Olímpio e do Dr. José Simão Miranda, entre outros. 
Devo dizer que me sinto MAIS LIVRE QUE NUNCA!

Luís Filipe Maçarico





Sem comentários: