"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, julho 18, 2017

Regresso a Salamanca

                                                
Na passada sexta feira, dia 14 de Julho de 2017, voltei a Salamanca, num emocionado regresso ao PAN, Festival de Poesia Transfronteiriça, Património e Arte de Vanguarda, em Morille, que atingiu a XV Jornada.
Tudo graças à criatividade e elegância intelectual de um autarca culto (Professor de Literatura na Universidade de Salamanca) Manuel Ambrosio Sánchez Sánchez, de seu nome, homem admirado pela sua população e prestigiado nos ayuntamientos vizinhos, onde não acontece o deslumbre popular do PAN. Sánchez Sánchez soube rodear-se de personalidades capazes, como Carlos d'Abreu e Sá Gué, para celebrar anualmente o Encontro entre Culturas e Criadores, numa partilha festiva, onde povos ibéricos se reencontram e partilham os seus saberes e sensibilidades.
Como é habitual, tudo começou na Plaza Mayor de Salamanca, com máscaras de Trás-os-Montes, à semelhança dos caretos de Podense. Estes vieram de Ousilhão, Vinhais, desses prodigiosos lugares transmontanos, onde a tradição se entrelaça no quotidiano, a par da respiração de uma região, afastada dos lugares de decisão, ainda não contaminada pelas transformações, que matam o património, como já sucedeu com a gentrificação em Lisboa e Porto....
Na Plaza Mayor foi gratificante o encontro entre portugueses de Viana do Castelo e Chaves, cuja presença sugeri (na agradável presença da simpática carioca Diana Alves).
Todos ficaram com intensa vontade de voltar.
Luís Filipe Maçarico (texto e fotografias)

1 comentário:

Laura Garcez disse...

Lindas fotos! Fiquei com vontade de conhecer Salamanca.