"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, julho 18, 2017

A exposição de fotografia "A Nossa Gente" de Jorge Bacelar em Morille


Jorge Bacelar* fotografou pessoas com animais, num envolvimento poético que marca a nossa sensibilidade, pela ternura com que contempla os instantes mágicos, onde bichos e homens e mulheres evidenciam um carinho mútuo, tão ternurento, que transcende a simples compreensão do quotidiano ruralizante.  
Veja-se o enleio do porco, do chibinho e da cabra com os donos.
O olhar e a alegria dos mamíferos é extraordinário. 
Animais humanizados. Humanos próximos dos segredos da terra, detentores de uma sabedoria que estes [quase] quadros contemplam.
Excelente trabalho, o do fotógrafo a quem dou os parabéns, pela grande qualidade do seu trabalho profundo e belo.

Luís Filipe Maçarico (texto e fotografias)

---------------------------
* Jorge Bacelar nasceu a 12 de junho de 1966 em Figueira de Castelo Rodrigo. É veterinário de profissão mas desde cedo que nutria uma paixão pela imagem, embora apenas começasse a dedicar-se mais à fotografia em 2013.

O seu trabalho de veterinário de campo na Murtosa, distrito de Aveiro é a sua maior inspiração. Permitiu que conhecesse de perto os protagonistas das suas fotografias: os agricultores e os seus animais. As suas fotos têm uma qualidade crua, quase como que pintadas, que mostra a relação próxima que o fotógrafo tem com as pessoas que retrata. Jorge Bacelar acredita que as suas fotografias permitem aceder a um mundo que poucos conhecem.

1 comentário:

Laura Garcez disse...

Belas e fantásticas imagens!