"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, março 22, 2010

Rosa Lobato de Faria Evocada na Sociedade Musical Ordem e Progresso

















Foi uma tarde intensa, com música e poesia. Dina cantou e encantou, pois apesar de ter vindo de Leiria não quis deixar de estar presente na homenagem à Amiga sensível. Conforme disse, ninguém mais escreverá letras para as suas canções com a "facilidade" que a distinguia pois as palavras pareciam estar à espera, como se tivessem estado sempre ali, dentro das melodias...
Presidida pelo autarca da freguesia dos Prazeres, a mesa era composta pelo presidente da direcção da Sociedade Musical Ordem e Progresso, por Mário Martins, amigo da poetisa e sua filha Ana Margarida Rebelo de Sousa, que referiu a lembrança muito luminosa, da mãe, que sendo figura pública foi muito afectiva e envolvente.
Estiveram ainda presentes outros familiares, que acompanharam com emoção o desenrolar da bela evocação, que foi coordenada por Rosário Baptista, a responsável da Biblioteca /Centro de Documentação dos Prazeres.
O público integrava jovens ligados à colectividade, actuais e antigos dirigentes, e um conjunto de pessoas da terceira idade, que em uníssono aplaudiram a poesia dita e cantada, descobrindo a arte de Rosinha.
Esmeralda Veloso, Nádia Nogueira, Acácio Martins e Mário Martins disseram versos da autora . Mingo executou dois temas lindíssimos em guitarra e Gonçalo Freitas prestou tributo, através do seu testemunho sobre a presença da poetisa há dez anos naquela casa: "Tinha uma grande serenidade, percebia-se que estava de bem com a vida. Impressiona pela grandeza da sua obra e pelo contributo que trouxe para a língua portuguesa".
A sessão terminou com um lanche, antecedido por um grupo de 17 idosas que presenteou a assistência com canções alentejanas, oferecendo à memória de Rosa Lobato de Faria a tradição cantada das gentes do sul, tão grata à poetisa que vivenciou em Alpalhão, quando era menina, o gosto pela terra e pela natureza.
Ficámos todos mais enriquecidos, de alma lavada e com muito boa energia, para enfrentar o quotidiano que recomeça após momentos como este, tão belos.

Luís Filipe Maçarico (texto e imagens)

2 comentários:

Agulheta disse...

Boa tarde Luís.Ainda bem e justa a homenagem à Rosinha! Como era conhecida,as letras de belas canções,entre as quais da Dina,trazem boas lembranças,gostei de ler,a gente se vê.
Beijo e boa semana Lisa

Mar Arável disse...

Tudo muito bem

Abraço