"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

A Ronda dos Quatro Caminhos e o AlCântaro








Nesta quarta feira 10, a RONDA DOS QUATRO CAMINHOS revisitou o país musical, ao fim da tarde, no Teatro Trindade.
Por cinco euros apenas, quem teve esse privilégio, assistiu a um grande espectáculo.
A sonoridade, o clima em palco, a interacção entre os músicos e o público bem como o repertório, foram aspectos afinados, que contribuíram para a assistência se envolver, acompanhando os temas que António Pratas, João Pedro Oliveira e Carlos Barata, à frente de um elenco de grande qualidade - com mais 3 caminheiros e 4 executantes da Sinfonieta de Lisboa - executaram com toada de festa.
João Pedro tem um timbre de voz muito agradável, consegue ser trovador inspirado, secundado por Prata e Barata, homens bem humorados, que tratam a música por tu e garantem um espectáculo com erudição e simplicidade.
Há muito que os oiço e muitos amigos receberam, através do tempo, discos deles. Ao vivo, foi ontem a primeira vez e as emoções irromperam.
Foi muito bom cantar com eles, curtir a alegria, trazida por tambores, acordeão, instrumentos de corda, as teclas e os coros, que espalharam a memória do sul num teatro aberto para o sonho.

O António é um ser humano especial: fraterno, sensível e culto, que mesmo que tente libertar-se dos acordes dos concertos, sorvidos um a um como se o último fosse o mais importante, tem o silêncio como desejo, embora dirija, com Letícia, a mulher, o restaurante AlCântaro, que recomendo pela ambiência, pela boa energia, pela música de fundo e pela gastronomia.
Consoante o dia, costumam apresentar Polvo à Contrabandista, Salmão em Molho de Laranja e Gengibre e Lombo de Porco com Ameixa em Molho de Tangerina, entre muitas outras iguarias de truz.
O AlCântaro situa-se entre a Praça da Armada e o Palácio das Necessidades (Rampa das Necessidades, 6) e de segunda a sábado serve almoços e jantares, com hipótese às sextas e sábados de poder ficar até às 2, bebendo mais um copo e tertuliando.
O espaço é muito aconchegante, o pessoal simpático e pelas paredes, a surpresa que não desvendo para ser saboreada pelos visitantes.
AlCântaro, um espaço de encontro com o melhor que os portugueses têm!
Fotografias de Ana Isabel Carvalho, a quem agradeço a gentileza da partilha.

Sem comentários: