"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Nuno Pires e o seu olhar sobre o património imperceptivel de Asilah






Acabei de receber, desde Marrocos, estas imagens, enviadas pelo meu amigo Nuno Pires, que conheci há alguns anos em casa da sua tia Maria dos Anjos. O Nuno é natural de Póvoa de Atalaia, a terra natal de Eugénio de Andrade. Trabalhador aplicado, depois de ter sido um estudante atento, o Nuno foi convidado a desempenhar funções numa terra de além-mar que já foi portuguesa. Nas horas vagas, fotografou batentes de porta, que apresentam formas diversas e ainda se encontram nas portas da zona histórica.
Este blogue fica aberto à colaboração deste beirão, que procura descobrir a essência do Norte de África, nomeadamente a culinária, que já o cativou.

"Bom dia caro Luís,

Numa pequena incursão pelo forte português de Asilah, ou medina como lhe queiram chamar, encontrei estes exemplares de batentes, a visita foi rápida e não houve muito tempo para ver bem todo o forte, ficam aqui algumas fotos by: telefone que retirei; também deixo a promessa de retirar mais, encontrei o grandes vestígios portugueses em que um deles é o forte mas também registo de vários encontros culturais com portugueses, com rastos de pinturas nas paredes e com presença de políticos(em registo fotográfico) de Mário Soares com o rei de Marrocos.
Aguardo a sua visita, para se deslumbrar com Asilah que acho que vai gostar imenso."

Texto introdutório: Luís Filipe Maçarico; Fotografias e texto: Nuno Pires (correspondente do Águas do Sul em Arzila/Asilah (Marrocos)

Sem comentários: