"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, agosto 06, 2024

Vinte Anos de Águas do Sul

Fotografia realizada na Feira do Livro aquando do lançamento de um livro meu

 Em Agosto de 2004 começou esta aventura. 

Com o tempo aprendi que há abutres à espreita, incapazes de criarem, pois são desprovidos de inteligência, roubando poemas dos outros (neste caso, meus), como foi o caso de uma presidente de Junta de Freguesia, que numa publicação que assinei em co-autoria se intrometeu com uma frase surripiada daqui, afirmando numa "entrevista" que lhe fizeram "como eu costumo dizer..." (e toca a citar a frase poética sem citar o autor).

Até uma fotografia que fiz há muitos anos com uma máquina rudimentar, onde está Eugénio de Andrade, o meu amigo Lourenço e uma senhora de Póvoa de Atalaia, está sendo reproduzida sem mencionarem a autoria.

Todavia o mal não é exclusivo daqui. Há anos descobri um poema meu em francês dedicado a Aboulkacem Chebbi, o poeta nacional tunisino, retirado do meu livro "Les Bergers du Soleil" (Os Pastores do Sol), por uma mulher (árabe?) tendo tido o trabalho de me "infiltrar" no fórum onde  o crime se consumava para comentar que o poema tinha sido feito e entregue na Biblioteca Nacional em Tunis em 1996!!!

Alguns anos depois dos blogues surgiu o Facebook, onde tenho publicado muita informação acerca das minhas andanças poéticas. Livros editados, viagens, partilhas criativas.

Volto aqui de vez em quando. Hoje para celebrar duas décadas de existência. o balanço é positivo, porém há um cuidado redobrado com o que se divulga por causa dos predadores.

Agradeço a fidelidade dos leitores.

Luís Filipe Maçarico

Sem comentários: