"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quinta-feira, fevereiro 01, 2024

GIL VICENTE NO MUSEU DO TEATRO E DA DANÇA


                                            
No Museu Nacional do Teatro e da Dança, situado no Palácio do Monteiro-Mor, ao Lumiar (perto da Igreja daquela freguesia de Lisboa) está patente até 28 de Abril a exposição "Gil Vicente Portugal e Espanha nos Primórdios do Teatro Europeu".

Reúne esta mostra mais de 450 objectos, entre manequins e fatos de cena, figurinos, pinturas e livros, tendo como personagem central o criador do Teatro Português, nascido entre 1460-1470 (Guimarães?), expondo vestuário concebido por Almada Negreiros. Há fotografias e cartazes, oriundos de todos os grupos que representaram Mestre Gil, da Comuna aos Bonecreiros, da Barraca à Companhia Robles Monteiro e do TEUC, do CENDREV de Évora ao Teatro Experimental de Cascais.Na primeira foto que se mostra, exibe-se um fato que sendo obra de arte pertence à Fundação Calouste Gulbenkian.

De terça a domingo é possível visitar a exposição, entre as 10 e as 13 e depois entre as 14 e as 18, sendo a última entrada às 17:30. A visita custa 5 €. Os antigos combatentes apresentando o cartão respectivo, como se trata de um museu nacional, não pagam. Suponho que há desconto para grupos. Esta quinta feira o Museu foi invadido por dezenas de estudantes adolescentes, que nos seus programas escolares certamente abordam a obra que reflecte a transição da idade média para a época renascentista. Recomendo vivamente!

Luís Filipe Maçarico (texto e fotos)

Sem comentários: