"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, junho 12, 2022

“UMA CASA COM VOZ” DE ROSA CALADO

 




Com a originalidade que caracteriza a sua escrita, Rosa Calado transpôs, para um Caderno - acessível a todos os leitores - a História desta Casa, como se as suas paredes e tectos falassem, dando testemunho de grande parte dos noventa e nove anos de existência desta Associação Regionalista, no espaço onde estamos reunidos, começando por contextualizar o espírito do lugar.

 

“Uma Casa Com Voz” traz até nós o percurso de uma Casa brazonada, pertença da família Paes do Amaral, reflectindo acerca das mudanças toponímicas e explicando os motivos.

É um deslumbre ler estas páginas e saber mais sobre as origens do edifício e da rua, que espelham uma pesquisa aprofundada.

 

Ao longo do texto perpassam memórias, como a da escola primária, que durou quase duas décadas, ou do consultório médico, inaugurado em 1 de Fevereiro de 1942, dirigido pelo Dr. Ramon de La Féria, que ali permaneceu até 1972 ou ainda da tentativa de Mário Dionísio, Bento de Jesus Caraça e Fernando Lopes Graça de organizarem “concertos e palestras sobre música”, lamentavelmente sabotadas pelo regime de então. Mas há também a homenagem de desagravo de um grupo de intelectuais a Maria Lamas, através da realização de um jantar em 1947 e a reunião presidida por Aquilino Ribeiro e Ferreira de Castro, para apreciação e aprovação dos Estatutos da Sociedade Portuguesa de Escritores, além dos encontros do Cineclube ABC.

 

Lê-se de uma assentada e com agrado esta “Casa Com Voz” pela informação preciosa que nos é facultada de forma tão conseguida.

Assim se assinalam os 99 anos da Casa do Alentejo, com aquele envolvimento que as obras marcantes deixam no nosso caminho.

 

Recomendo vivamente que todos possam aceder a este magnífico trabalho, pois a sucessão de acontecimentos relatados contam, além de décadas de vida de gerações de alentejanos dedicados, a própria história da evolução de Lisboa, particularmente nesta zona da Baixa Pombalina.

 

Uma palavra final de agradecimento à Dra. Rosa Calado, pela sua dedicação à nobre causa do Associativismo Alentejano, tão enriquecida com este contributo e à própria Casa do Alentejo, pelo belo exemplo que partilha com a causa regionalista.

Luís Filipe Maçarico

9-6-2022

[Fotografias de Joaquim Avó, a quem agradeço por este registo.]

Sem comentários: