"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, novembro 29, 2020

NICOLAU VERÍSSIMO: CIDADÃO EXEMPLAR, DISCRETO, SEMPRE ACTUANTE!


Os ideais do associativismo proporcionaram que nos conhecêssemos, durante um congresso no S. Jorge, onde trocámos experiências.

Ele, em Viana do Castelo, ao lado de Laurinda Figueiras, eu em Lisboa e Alpedrinha, nas diversas colectividades, além da associação Aldraba, onde estava integrado.

O convite que, com Laurinda Figueiras me fez para participar nas Jornadas de Cultura Popular, foi aceite e desde então em cada ano que passava íamos partilhando novas perspectivas acerca das tradições minhotas

Levei até à Meadela alguns Amigos, entendidos em diversas matérias - eu próprio comuniquei acerca de temas variados - que terão enriquecido as Jornadas.

A Ronda Típica ia marcando pontos na sua ascensão como grupo etnográfico de referência que não hipotecava as suas nobres origens, obtendo um prémio na Turquia, num encontro de Folclore Internacional.

Discreto, bonancheirão, descrito por um amigo como de convívio "umbilical", tal era a naturalidade com que se dava àqueles que mereciam a sua estima, Nicolau Veríssimo supervisionava milhentos pormenores para que os eventos reflectissem o brilho idealizado.

Depois de termos - com o decisivo contributo de Laurinda Figueiras - consumado o sonho da elaboração e apresentação (na Biblioteca de Viana, No Salão Paroquial da Meadela e em Espanha) de "Por Feitiço, Por Magia", sobre a vida e obra do fundador da Ronda, José Figueiras, surgiu a oportunidade de participação regular no Festival Transfronteiriço de Poesia, Arte de Vanguarda e Património, nascido em Morille (Salamanca) com uma versão portuguesa em Vilarelhos.

Homem de Tertúlias e de sã convivência, agradabilíssimo, reconhecido por todos os que com ele privaram, foi vereador das Obras da Câmara Municipal de Viana do Castelo, cujo desempenho merecia o respeito colectivo.

Obreiro do Centro de Dia e da Creche, preocupava-se com o bem estar da Comunidade e particularmente dos mais fragilizados desta Sociedade.

Se Deus existe deve ter um lugar destacado no Céu dos Crentes.

[A todos os Familiares e Amigos, os meus Sentimentos!]

Almada, 29-11-2020

Luís Filipe Maçarico (texto e fotografia)


3 comentários:

Maria disse...

Olá, bom dia! Passando para te desejar saúde, paz, e muita alegria!

Maria disse...

Amem entrego minha família e aqueles que mais precisarem de deus.amem

Pimenta Mais Doce disse...

Olá! Gostei muito do blog e já o segui! Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

www.pimentamaisdoce.blogspot.com