"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quinta-feira, outubro 20, 2016

CIAC - Centro de Informação Autárquico ao Consumidor da Câmara Municipal de Almada: Um Serviço Público de Excelência

Existe na Câmara Municipal de Almada um serviço de excelência, que defende de forma muito competente e eficaz, o Consumidor, dos abusos das Empresas: CIAC - Centro de Informação Autárquico ao  Consumidor.
 
Estou bastante grato à equipa do Dr. Jorge Manuel Pinto e Fátima Limão, porque graças a eles, tive a sorte de ter um apoio de grande qualidade profissional e humana, que me devolveu a tranquilidade, pois uma empresa de telecomunicações a quem informara a mudança de residência - com 34 dias de antecedência, um dia após ter recebido o meu pedido, cortou-me o serviço e considerou que a reposição era uma nova adesão, quando um mês depois iria residir noutro concelho.
O que despoletou o desconforto foi a meio do mês da mudança ter recebido na nova residência, a factura correspondente à hipotética nova adesão.
Foram meses de puro surrealismo, de afronta, de falta de respeito da empresa (que teve acesso aos meus dados pessoais de forma abusiva, não comunicada por mim).
A mediação dirigida superiormente pelos técnicos da CMA referidos, a quem estou muito grato, ajudou a resolver o absurdo processo.

Felizmente, tinha cópias de tudo o que escrevera, - sempre com correio registado e aviso de recepção - desde a carta a informar da cessação do contrato de habitação à EPAL, à EDP, à dita empresa de fornecimento telefónico e de Internet, da entrega do Modem ou Router, do protesto face à adesão nunca solicitada, tudo enviado à ANACOM, etc.

A Câmara Municipal de Almada tem um serviço com esta qualidade que deveria ser mais divulgado.
Quem frequenta os cafés, as mercearias de bairro, as farmácias tem de saber que pode ser defendido (e bem) dos abusos que as empresas cometem sobre consumidores - sempre indefesos - perante a sua prepotência, evidente em tantas situações.

A missão que o CIAC cumpre é tão importante, que deixo aqui a sugestão para uma divulgação de proximidade que não seja dispendiosa e ganhe em cada cidadão a admiração e respeito, por um serviço público que merece aplauso e distinção.

Luís Filipe Maçarico

Sem comentários: