"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quarta-feira, julho 06, 2016

A Ética e a Miragem.A Propósito da Deco.

 
Num determinado momento da caminhada, e ainda antes da revisão legislativa que obrigou as operadoras de telecomunicações a procederem dentro de regras mais correctas, inscrevi-me na Deco, abdicando das publicações, optando por pagar uma quota de 9 euros. Até porque sem ser associado, a consulta do advogado custava 10 euros....
O facto de terem promovido um protesto colectivo contra a prepotência das empresas todo-poderosas, e o conselho de alguns amigos, levaram-me a dar esse passo... 
Optei pela quota simples, pois os meus proventos não me permitem abarcar uma parte do associativismo que me interessa, tendo até abdicado da condição de associado de várias entidades, porque o dinheiro não estica.
Ninguém me informou ( a folha de inscrição é omissa) que a jóia será três vezes mais cara do que a quota, o que perfaz a "encantadora" quantia de 34 euros, a primeira tranche da adesão.
Depois, para a ambiguidade  ser mais anómala, o recibo que me enviaram foi emitido pelos editores da Deco Proteste e nele agradecem "o interesse que recentemente manifestou pelas nossas publicações".
Diz a sabedoria popular que anda meio mundo a enganar o outro e de facto, questionada a referida associação de defesa do consumidor, foi-me dito que por lapso me foi enviada aquela conversa toda, mas que o valor se refere aos 9 euros anuais + a jóia, totalizando 34,03 €.
Algo está podre no reino da Dinamarca...
Primeiro: Ao inscrever-me, deveria ter sido esclarecido que no primeiro ano pagaria quatro anos (quatro quotas)
Segundo: O recibo deveria ser enviado, não pela Deco Proteste, mas pela Associação, discriminando quota e jóia.
Terceiro: Que moral tem uma associação de defesa do consumidor que assim procede, exigindo das outras entidades uma ética que para si mesma não aplica?
A senhora que atendeu a minha chamada, educadíssima, agradeceu a minha crítica construtiva, mas tenho no cérebro  uma palavra chamada equívoco a bloquear os pensamentos. Estou na dúvida se devo pagar a quantia indicada, porque a suposta clareza é uma miragem...

LFM (texto e foto)

2 comentários:

Paula Silva disse...

Nem posso acreditar.... Nunca tal vi/conheci. E eu que fui uma das que te incentivaram a inscreveres-te. Eu nunca paguei qualquer jóia. Não entendo. Quem nos devia defender age desta forma, então o que fazer???!!!! Em quem podemos confiar??!!! Estou desolada. INACREDITÁVEL.

Laura Garcez disse...

Luís, tens um email no Gmail acerca do assunto deste "posto".