"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, fevereiro 24, 2013

Santiago Macias, o candidato do PCP a Moura

Conheço-o das crónicas, que escreveu para o "Diário do Alentejo". Li as obras de investigação, sobre a passagem dos Árabes por Mértola e a Herança dessa Civilização na nossa matriz cultural, que publicou, com o seu Mestre e Amigo, Cláudio Torres.
Acompanho-o há anos, no seu blogue  http://avenidadasaluquia34.blogspot.pt/
Foi meu professor, no segundo mestrado, que frequentei no Campo Arqueológico de Mértola: "Portugal Islâmico e o Mediterrâneo". Aprendi coisas importantes com este académico, que é comunista.
Salvé, Professor Doutor Santiago Macias!

É um homem fraterno e sábio, que me envaidece ter como Amigo. E só uma pessoa assim, me faria sair de Lisboa, num dia frio.
Fui este sábado a Moura, participar na sessão de apresentação da sua candidatura, a presidente da Câmara Municipal de Moura, sua terra natal, onde já foi, nos anos 90, presidente da Assembleia Municipal, sendo há dois mandatos vereador.
Se morasse em Moura, era nele que votava.

Faço votos para que ganhe e tenha muitas felicidades, no seu desempenho autárquico. E que o seu percurso, seja tão bem sucedido, quanto a excelente intervenção que proferiu de improviso, com muita categoria.
Tenho lido o que outros candidatos dizem, mas este, de longe, tem uma qualidade incomparável e uma escala humana notável, na forma como olha para a actualidade, o que é um bálsamo, em tempo de entediantes discursatas, sem alma, duma mediocridade gritante.
Parabéns ao PCP, por ter escolhido um candidato deste calibre, em Moura, que aposta no progresso e no desenvolvimento, prosseguindo o bom trabalho do ainda presidente José Maria Pós de Mina.
Talvez não seja por acaso, que inúmeros casais muito novos, com os filhos pequenos, se encontravam no espaço Xerazade, repleto de rostos jovens, oriundos da população mourense, de várias áreas políticas, que aplaudiram imenso os oradores. 


Devo dizer, para meu espanto, pois pensei - erradamente, e o Santiago que desculpe a minha ignorância - que só os comunistas mais velhotes poderiam aparecer, mantendo fidelidade ao Partido. 
Durante uma hora, não pararam de entrar na sala, dezenas e dezenas de pessoas de todas as idades...
Com esta escolha, o PCP está a mostrar que há futuro, para o que defende, apresentando um candidato de muito valor, que dá a cara, pela valorização de uma das mais nobres actividades, infelizmente mal vista, devido aos oportunistas, que têm passado pelos sucessivos governos e alguns municípios.



Texto e fotografias de Luís Filipe Maçarico

4 comentários:

Ezul disse...

Eu também votava, se morasse em Moura!

Mar Arável disse...

Gostei do teu depoimento

Também eu eu
sou comunista
militante da vida

sem verdades absolutas
mas fortes convicções
Abraço

Dulcineia disse...

Com muita pena não poderei votar no Santiago mas...na passada sexta-feira viajei durante 15h (2000Km) para chegar a tempo, e estar no Espaço Sherazade no sábado à tarde.

Parabéns pelo seu texto :)

O Puma disse...


Ainda um dia
os cravos falarão mais alto

Abraço
e felicidades para o candidato