"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quinta-feira, março 07, 2013

Resiliência

De repente, à passagem pela Praça das Flores, do vaivém 773, uma idosa aponta para um prédio e exclama "Morei ali, tinha nove anos...e por baixo, era a Mocidade Portuguesa, parece que ainda é..."
Estremeço...
Olho para um título de jornal e reparo, que o Primeiro Ministro afirmou, que a austeridade vai prosseguir, pois ele tem muita resiliência, ou seja, capacidade para lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas...
Concluo: Resiliente sou eu e tu e tu, leitores, cidadãos flagelados pela ignorância, que tem sido quem mais ordena, quanto às escolhas eleitorais, para a Assembleia da República e pela arrogância dos diversos ocupantes das cadeiras do Poder.
A Nova Política, que pode e deve transformar o País, só está dependente da verdadeira mudança e essa não contempla o voto nos partidos alternadeiros...

De manifestação em manifestação, caminhamos para a meta do próximo testa de ferro (ou preferem que lhe chame capataz?), que irá repetir os ataques aos contribuintes, ao povo indefeso, aos jovens sem futuro, aos velhos sem direito à vida, a todos os que foram invadidos pelo medo de sonhar e viver.
Resiliência é ter a coragem de fazer outras escolhas, de dizer Basta ao infindável carrocel de corruptos e mentirosos, que se têm alternado, com promessas incumpridas.

E fico a pensar: se calhar a velhota do autocarro, que saiu de Alcântara, percorrendo a Fonte Santa, a Lapa, a Estrela, São Bento, o Príncipe Real até desembocar no Largo do Rato, é capaz de ter razão. A Mocidade Portuguesa, quiçá o Fascismo, respiram, encontrando-se porventura com uma clandestina energia (resiliente?) e nós a pensar que tudo isto é Democracia, tudo isto é Vida!

Luís Filipe Maçarico (texto e fotografia)

1 comentário:

FRAGATA disse...

Adorei este texto.
Como dizes, resilientes somos todos nós, nesta podre democracia, sem oriente, sem pudor, corrupta, mas que tem gente dentro, jovens, idosos,sem perspectivas de futuro, sem trabalho, com medos, muitos medos!
Resilência é precisa, para mudar tudo isto.
Céu