"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, agosto 16, 2011

Dois imortais com nome de João








A Homenagem da Junta de Freguesia de Alpedrinha ao Dr. João Manuel Santos Costa (12-8-2011): Intervenções da esposa e filhos.







A Homenagem da Liga dos Amigos de Alpedrinha ao Professor João de Matos (7-8-2011): A mesa, com a esposa, presidente da Liga, Vereadora do Fundão, e os actual e ex-Presidentes da Junta.

Embora este Agosto seja de trabalho, duas idas a Alpedrinha permitiram-me homenagear dois Amigos, que partiram recentemente mas de quem temos saudade ao ponto de merecerem as exaltantes sessões de grande intensidade e emoção que o Povo lhes dedicou.
A Liga dos Amigos de Alpedrinha, no caso do professor João de Matos e os autarcas do Fundão, Seia e Alpedrinha, em honra do Dr. João Costa, proporcionaram que aqueles dois notáveis fossem evocados pelo muito que fizeram àquela terra mágica da Beira Baixa, quer em termos da intervenção política (ambos foram presidentes da Junta de Freguesia, tendo João Costa sido presidente da Assembleia Municipal do Fundão e Vereador e João Matos presidiu à Assembleia de Freguesia), quer em termos de cidadania,participando nas associações da terra.
Matos ensinou no Colégio de Alpedrinha. Costa dirigiu a Escola Profissional do Fundão. Duas vidas intensas, pautadas pelo espírito crítico e por uma dimensão à escala humana que deixou rasto, pois respeitavam o que era diferente, interagiam com todos.
Não podia deixar de estar presente, pois apesar de ser mais à esquerda, reconheço nos dois uma postura criativa, em prol do desenvolvimento e um amor à Liberdade, que foi apanágio dos que souberam dar valor a uma luta de muitos anos, num país onde quase tudo era proibido.
Parabéns ao associativismo de Alpedrinha, particularmente à Direcção - constituída por cinco mulheres, - da Liga dos Amigos e à Junta de Freguesia, por estas iniciativas muito dignas, que se realizaram com a distância de quatro dias.

Respigo das intervenções que fiz em ambas as jornadas, estas passagens:

"De João de Matos guardo a imagem do cidadão atento, com espírito crítico e inspirado humor (...) O talento deste homem prazenteiro e discreto, enquanto artista plástico, está gravado nos inúmeros testemunhos que nos legou: paisagens, retratos, tudo marcado pelo traço poético do seu olhar.
Eugénio de Andrade utilizou alguns dos seus postais para neles imprimir os seus versos, o que demonstra apreço para aquelas chamadas de atenção sobre o património da Sintra da Beira, transmutada em cenário das impressões líricas o poeta da Póvoa."


Quadras para João Costa:
Associativo, singular
criativo, plural
inquieto,exemplar
discordante, cordial.

(...) Mestres no Mundo há poucos
Abundam espertos e loucos
João Costa somou razão
ao afã do coração.

(...)
Em caminhada triunfante
no cenário desta serra
João Costa foi navegante
da amizade sobre a Terra.

NOTA: Pela primeira vez, em muitos anos, as três viagens de comboio que fiz (na primeira semana regressei à boleia, com os meus "padrinhos" de Alpedrinha - o Carlos e a Fernanda, que no final dos anos 70 me levaram, pela primeira vez, à sua terra) foram realizadas com as carruagens praticamente vazias, o que me parece um mau indício do que se vai passar, neste país, nos próximos meses. É que o bilhete aumentou de 14 para 18€!
É também por terem sido intransigentes defensores da Beira Baixa, que estes dois homens, imortais, com nome de João fazem falta...
Luís Filipe Maçarico

2 comentários:

Paula Silva disse...

Que dizer destes homens, meus amigos? Tive o previlégio de privar com ambos, socialmente, no associativismo da LAA, um pouco na política...; o João de Matos foi meu professor (e muito aprendi com este SENHOR!!! técnicas, humor, relação pedagógica...) mas já era amigo (amigo do meu pai...); o João Costa, primo por afinidade, amigo do meu pai, companheiro de aventuras na LAA, o meu primeiro "patrão", enquanto presidente do Conselho Directivo da escola secudária do Fundão, parceiro de projectos na LAA, amigo fiel, generoso, sempre cheio de iniciativa e sonhos... apresentou o meu livro de poemas (como Luis Maçarico) na sua última aparição pública, nos Chocalhos, em Alpedrinha, de uma forma não planeada, mas discursou de um modo tão carinhoso e com um rigor histórico admirável... emocionou-me... foi a nossa despedida.
Ambos foram antes de nós, mas ficaram nos nossos corações... para sempre. Dois exemplos de homens bons e com intervenção pública digna de registo.

oasis dossonhos disse...

Bem hajas Paula, pelo teu testemunho tão importante, enquanto alpetriniense envolvida nas causas da tua terra, tão ternurenta para com os Amigos, como estes dois homens que aqui homenageio, com gratidão pelo que significaram - também - na minha vida.