"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, agosto 05, 2011

Sebastião Antunes: Um Grande Artista!






Ouvi Sebastião Antunes pela primeira vez, na rádio (Antena 1), com os Quadrilha. Depois, a solo, cantando versos, que falam do quotidiano, também na RDP.

Armando Carvalheda costuma levar ao seu programa "Viva a Música!", os músicos e cantores portugueses, que actuam em directo, em estúdio ou no teatro da Luz. O programa é gravado e reproduzido de madrugada.

Conheci Sebastião Antunes no último Festival Islâmico em Mértola. E a par da conversa simpática, ao jantar no "Tamuge", da apresentação de instrumentos musicais de todo o mundo, patentes em exposição e o espectáculo entusiasmante, com muita energia, bem positiva, que irrompia do palco à beira Guadiana, ficou-me o retrato de um homem, cuja caminhada é tecida entre a solidão do artista, compondo as suas canções, com textos de sua autoria e a euforia de sessões por todo o país que são o seu ganha-pão e estímulo para continuar a encantar-nos.

"Sabes eu também" e "Se ainda der para disfarçar", são duas belas canções, que Sebastião Antunes, com uma sonoridade muito melodiosa, tem levado aos quatro cantos de Portugal.
O vocalista dos Quadrilha nasceu a 16 de Agosto de 1967, em Castelo Branco, tendo iniciado a sua carreira musical em 1988, aos 24 anos.
O mais recente trabalho "Cá Dentro", tem interpretações que ficam na memória, pela beleza do som, pela letra, de recorte delicado e pela voz, envolvente.

Talvez por se posicionar, em termos políticos, do lado do contrapoder, Sebastião não teve ainda a possibilidade de ser celebrado nos grandes palcos da burguesia, mas nem por isso deixou de participar em inúmeros festivais e festejos, e de ser escutado por muitos milhares, como é o caso da Festa do Avante.
No apoio das causas solidárias, lá está o seu nome, a dar força ao colectivo, em tempo de egoísmo...
Força, Amigo! Prossegue o teu caminho, e mesmo que a vida te dê alguns obstáculos, vence-os com o sonho!

http://www.youtube.com/watch?v=KLKpedHrdIg&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=mcKliTB62l4&feature=related

http://www.quadrilha.net/sebastiao.html

http://www.youtube.com/watch?v=Zf6MuhOQvfE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=dLUYI16rhXA

Texto, recolha e fotografias de Luís Filipe Maçarico

3 comentários:

Eduardo Trigueiros Serra disse...

Tive o prazer de conhecer o Sebastião Antunes, vai fazer um ano, aqui em Alpedrinha.
Foi pura e simplesmente espectacular o seu concerto "Romance da Transumância" tendo como palco o monumental chafariz D. João V, na feira dos Chocalhos.

Elvira Carvalho disse...

Não ligo muito o nome às canções, e por isso ouvir falar de Sebastião Antunes não me disse nada até o ouvir no Youtube.
Gosto muito de o ouvir. Obrigada pela partilha.
Um abraço e bom fim de semana

Paula Silva disse...

Já oiço o Sebastião desde o tempo em que ele vivia no Cacém e dava concertos na Av. dos Bons Amigos; já o admirava nessa altura e continuei a acompanhar o deu trabalho... Em Alpedrinha o concerto foi "brutal"... esmagador! As melodias musicais e os poemas são dignos de registo, tal como a sonoridade da voz, a postura em palco, o envolvimento com o público... a forma de estar e ser de um homem que respira música e vê mais, sendo invisual, que muitos de nós com olhos e óculos... Grande Sebastião... sempre que falei com ele foi cordial, humilde e de bom humor... não se deslumbra, é um ser muito lúcido, crítico, atento e criativo.
Beijo para ele e parabéns ao Luis por este apontamento no seu Blog. Beijo Luis... Julgo que ambos têm muito em comum... Talvez um dia se encontrem em algum projecto a dois. Seria ouro e diamante... LUZ!