"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, maio 16, 2010

Viana do Castelo: Durante as 2ªs. Jornadas de Cultura






























Desde Agosto de 1988 que não visitava a capital do Alto Minho. Este sábado, a convite da Ronda Típica de Meadela e da sua presidente, Dr.ª Laurinda Figueira, participei nas 2ªs. Jornadas Culturais de Viana do Castelo, abordando o património imperceptível, no qual Viana ainda é rica, ou seja, existem nas portas daquela cidade aldrabas e batentes em número substancial, que merecem salvaguarda, designadamente na Rua Grande, Rua de S.Pedro, Rua da Bandeira, Praça da Erva e Rua Prior do Crato, só para referir alguns exemplos.
Mas as Jornadas tiveram vários aliciantes: a música tradicional, a gastronomia, o artesanato, a reflexão sobre a identidade minhota e os patrimónios (material e imaterial), a poesia, o convívio e até um "esconjuro", protagonizado pelo Padre Fontes, que arrebatou dezenas de entusiastas, que aqueceram a alma, bebendo o maravilhoso elixir, derivado de uma queimada, com benzedura singular.
Inexcedível foi a preocupação da dirigente associativa e do seu marido Nicolau Veríssimo, para o sucesso do evento, estando sempre presentes e actuantes, resolvendo toda a sorte de problemas que surgiam, acompanhando os intervenientes com uma palavra amiga, solidária. Foi aliás, Veríssimo quem me apresentou o Dr. Manuel Freitas, ilustre ourives e animador do Museu do Ouro, que visitei deliciado.
Aqui fica um primeiro conjunto de imagens, para poderem aquilatar do interesse destas Jornadas e da beleza que Viana tem.
Texto de Luís Filipe Maçarico; Fotografia1: Cristina Brito; Fotografias 2 a 15:Luís Filipe Maçarico

2 comentários:

Pedro disse...

Belo retrato....

patricia_batista_pereira disse...

É verdade Luís, Viana do Castelo é um poço de descobertas valiosíssima. Perdi-te o rasto, mas é fixe que Viana mo tenha reencontrado.

Deixo-te um site que deverás conhecer: MVVC - Museu Virtual Viana do Castelo - o primeiro guia turístico da cidade, construído sob um processo de investigação em Turismo, com epsecialidade em Desenvolvimento.

Espero que gostes. Eu gostei de Viana e surgiu!...