"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, maio 31, 2010

Reunião da Comissão Científica da Casa-Museu da Música de Alpedrinha










Há uma semana atrás, com a Ana Dias e o Marco, Valente, colegas do Mestrado "Portugal Islâmico e o Mediterrâneo", participei na reunião da Comissão Científica da Casa - Museu da Música de Alpedrinha.
Participaram pessoas daquela vila da Beira Baixa, designadamente dirigentes e associados da Liga dos Amigos de Alpedrinha, que cozinharam e ofereceram um simpático almoço comunal, forma muito envolvente de receber os convidados. Entre eles, a Professora Antonieta Garcia, da Universidade da Beira Interior, presença fundamental em reunião com propósitos tão elevados.
A troca de ideias e a reflexão colectiva sobre o futuro daquele património indicaram a pertinência de um tratamento cuidadoso dos materiais a expôr.
Retenho das intervenções da Professora Antonieta Garcia estas palavras: "Temos de ter linguagem moderna, multimédia. Permite poupar espaço e não omitir nada. O registo fotográfico que aqui existe dos finais do século XIX e XX, era interessante recuperar. Têm de estar expostas, são de uma riqueza muito grande."
Nesta reunião foram ainda definidos os seguintes Grupos de Trabalho: Infraestruturas, Apoio, Recolha Levantamento e Tratamento do Espólio e Primeira Exposição.
Texto e fotografias de Luís Filipe Maçarico

Sem comentários: