"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, agosto 01, 2008

Youssef Chahine: Al Massir (O Destino)






Youssef Chaihne, realizador egípcio, morreu esta semana. Quando realizou o filme AL MASSIR (O DESTINO), disse que ele "ataca os poderosos, que pretendem controlar o pensamento". E deixou no próprio filme esta frase: "O pensamento tem asas. Nada pode deter o seu voo."

A película, que passou no King há dez anos e teve o prémio dos 50 anos do Festival de Cannes, é um libelo contra o fundamentalismo.
Averroes, o filósofo e Al Mansour, o califa de Granada são duas das personagens centrais da trama, que é uma co-produção egípcia, francesa e espanhola.
A coreografia, as imagens belíssimas dos palácios e das paisagens, bem como o desempenho dos actores, fazem-me recomendar vivamente que se conheça ou reveja esta obra-prima.
http://www.comlive.net/Musique-Ou-Chanson-De-Film-Arabe,158181,40.htm

Oiçam a música de AL MASSIR, a partir deste link, clicando em Mohamed Mounir - 3ally sotak e espero que se deliciem. Bom fim de semana para os que vão passar o Verão a trabalhar, Boas Férias, para aqueles que têm mesmo de fazer o seu repouso anual nesta época do ano.
LFM

2 comentários:

maria sousa disse...

Olá amigo,não tenho palavras porque aqui só o coração fala.
Infelizmente ninguém parece querer entender, nem a música nem as palavras.
Também ouvi e posso garantir que não sofro daquela doença...nem sequer tenho afilhados!!!
A minha doença é sentir, estar e amar.
Um grande abraço e até logo, amanhã ou sempre
Maria

ametista disse...

Al Massir, o filme mais lindo que já assisti até hoje. Estava morando em Mount Vernon(EUA) quando me deparei com ele na biblioteca local. Assisti umas dez vezes, fiz a traduçao da letra das músicas, dançava junto com os ciganos e comentei sobre o filme com meus amigos virtuais. Moro em Poços de Caldas e já procurei em várias locadoras e nao encontrei, mas quero adquirir o dvd e assistir muitas vezes mais. Um abraço. <3 Silvana