"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quinta-feira, agosto 21, 2008

NÉLSON ÉVORA: A POESIA DO TRIPLO SALTO

No final de Agosto de 2007, vimo-lo dar a volta de consagração à pista, em Osaka, com a bandeira portuguesa envolvendo o seu corpo e sentimo-lo emocionado, já no pódium dos Mundiais de Atletismo, enquanto soava o hino nacional.

Rui Costa, em nome do clube que o atleta representa, declarou que “É um estímulo para o país inteiro, é um campeão do Mundo e é um grande exemplo (…) Hoje é nosso herói nacional.”

Nascido em 20 de Abril de 1984, na Costa do Marfim, Nélson Évora, cujos pais são cabo-verdianos, vive em Portugal desde os seis anos de idade, sendo cidadão nacional, porque conforme afirmou numa entrevista, tudo o que conseguiu no Atletismo, foi aqui que adquiriu e é aqui que tem as suas raízes.

Segundo Ana Oliveira, antiga recordista nacional da modalidade, que conheceu Nélson Évora no primeiro clube onde se formou e competiu - o Odivelas - ele “tinha um talento que se foi desenvolvendo naturalmente, com muito trabalho e com o apoio técnico de João Ganço.”

Nélson Évora representou aquele clube até 1995, passando em 1996 para o Sport Lisboa e Benfica, onde se manteve até 2001, regressando em 2004, após uma curta incursão no Futebol Clube do Porto.

O jovem atleta de 23 anos, construiu a sua carreira com “muita segurança técnica e psicológica”, na opinião de Fonseca e Costa, dedicando-se intensamente aos objectivos traçados, tendo conseguido ser campeão europeu de juniores, em 2003, atingindo agora o recorde nacional de triplo salto, com a marca de 17, 74, que lhe valeu a medalha de ouro no Campeonato do Mundo.

Nelson Évora, com o resultado obtido em Osaka, passou a ombrear, com outras medalhas de ouro que o desporto nacional conquistou em Campeonatos do Mundo, nomeadamente Rosa Mota em 1987, Manuela Machado e Fernanda Ribeiro em 1995 e Carla Sacramento, em 1997.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim, no dia 21 de Agosto de 2008, Nélson conquistou a medalha de ouro no triplo salto e tem uma vida pela frente. Parabéns ao atleta exemplar e ao homem sensato, que entre outras coisas disse: "Vou procurar ser melhor, mais rápido, mais forte" e "Adoro esta dinâmica, esta poesia do triplo salto."

Texto: LFM Imagem: Youtube

Sem comentários: