"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, maio 20, 2008

Alpedrinha, um paraíso na serra da Gardunha










Costumo dizer que esta terra oferece termas de serenidade, escutando as águas que nascem na serra e um silêncio mágico povoado de mil cânticos, derramados pelos reis da montanha- os melros e outras aves chilreantes...

Os monumentos e o casario rústico, onde o granito impera, remetem-nos para gloriosas épocas passadas, de nobreza florescente.
São inúmeros os tesouros patrimoniais, que ajudaram a construir uma identidade serrana e cosmopolita. Os alpetrinienses recebem bem.
Não posso deixar de destacar a Pensão Clara http://www.pensaoclara.i9web.eu/index.html com décadas de experiência em bem servir o viajante, com comida caseira, águas quentes, um ambiente familiar e televisão nos quartos, para quem não quer perder um desafio importante ou um episódio da série ou telenovela favorita...
Quando Eugénio de Andrade passou por Alpedrinha (anos 90) foi aqui que pernoitou, passando alguns momentos inolvidáveis com a sua amiga Clara Nabais.
As férias nesta terra são incomparáveis. Há museus, cafés, mradouros, caminho romano, cerejas, castanhas, hortelã nos caminhos, oregãos e mil flores de um colorido primaveril que nos envolve.
Não percam esta dádiva da Natureza, este bálsamo...

Luís Filipe Maçarico (texto e fotografias)

1 comentário:

Eduardo Castro Serra disse...

"Uma imagem vale mais que mil palavras", mas juntar a essa imagem as tuas palavras mágicas, a poesia fica completa.

Melhor... só aceitando o teu repto: Não percam esta dádiva da Natureza, este bálsamo...

Bem Hajas Luis pela receita e um grande abraço.
Eduardo