"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, setembro 30, 2007

Uma Noite na Tasca do Careca








Há em Lisboa, ali para os lados do Saldanha uma casa onde se escuta o Fado pela madrugada dentro. Acontece aos sábados e há nomes permanentes, como o de Lino Manuel, que apresenta os intervenientes na tertúlia semanal ou José Manuel Castro, um dos músicos privativos que acompanham os fadistas e que também canta.
Ti Abílio Duarte, autor das letras que interpreta é um peça fundamental no desenrolar de cada espectáculo, onde surgem revelações como a do rapaz que interpreta com brilhantismo o "Fado Falado" de Villaret, ou Sérgio Velhinho, uma voz jovem e talentosa, cuja estrela do destino cintilou ontem com intensidade.
A comida e a conversa preparam o grande momento.
A Tasca é um palco privilegiado do Fado Vadio: gente que começa a cantar, gente que cantou uma vida inteira. Gente que assiste e trauteia, gente que aplaude e incentiva. Gente que bebe e comenta, gente que fuma, gente que pede silêncio.
Nomes conceituados misturam-se com aprendizes. E as estrelas brilham nos olhos dos que sonham e sentem esta sensibilidade, embalados pelas cordas das guitarras e pelas gargantas onde a palavra é jóia preciosa.
Vão até lá um destes sábados e deliciem-se com a ambiência e os artistas. É único!
Legendas:
Foto 1 - José Manuel Gema acompanha com atenção a actuação dos fadistas.
Fotos 2 e 3- Sérgio Velhinho.
Fotos 4- José Manuel Castro dando um autógrafo no seu CD "Aqui Dentro do Fado".
Fotos 5 e 6 - Abílio Duarte actuando.
Foto 7 - Castro e Duarte confraternizam.
Texto e fotos de LFM

1 comentário:

Anónimo disse...

por vezes as noites ate podem ser agradaveis, uma ou outra voz bonita que apareçe mas o problema é quando apareçe a d. aliçe nunes e temos que sair da tasca , por nao suportarmos a pobre coitada a cantar