"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, setembro 17, 2007

José Esteves e o pater alígena dos grelos em forma de x


Há 11 anos o professor José Esteves escreveu estas palavras que estão, infelizmente, cada vez mais actuais:
"O maior crime político deste país tem sido, porque sem escândalo nacional, o desinteresse pela educação."
No passado fim de semana participei num debate acerca do património imaterial, durante o qual,a certa altura, um interveniente questionava-se sobre o desinteresse geral das pessoas por tudo o que tenha a ver com cultura e de que maneira se poderia alterar esta situação.

Sugeri que a solução do problema passasse pela escola e que fosse estimulada a curiosidade científica, em vez da tolerância sem acompanhamento, que deixa os putos horas e horas entregues aos computadores, não para se adestrarem no sentido da descoberta enriquecedora, mas para jogarem jogos por vezes violentíssimos e viciarem-se na vida virtual dos chats, onde numa idade em que a língua ainda não é devidamente conhecida, se escreve com muitos "K" e muitos "x" para abreviar palavras... O que parece ser a face menos perigosa desse saborear da liberdade do Mundo Novo, oferecido (e confundido) por pais outrora fustigados por exigências e excessos moralistas, onde a censura castrava qualquer voo, e dos quais graças ao 25 de Abril nos libertámos.

Logo fui criticado por um daqueles indivíduos que entendem que a Internet nas mãos dos jovens é de grande alcance, coisa que segundo ele, eu não possuo por temer um futuro de analfabetos linguísticos (que podem saber dominar as técnicas de navegação na web, mas dificilmente saberão redigir). "Deixa-os escrever com xis e com Kapas, pá! os gajos têm uma criatividade e uma imaginação que tu não atinges, pá!"

Quer-me parecer que o fulano em vez de filhos, deve ter criado alígenas na horta onde semeia cebolas transgénicas (ou andará a fazer experiências com bróculos formato k e grelos parecidos com um x?)

Pois é! Antigamente uma família tinha de dividir uma sardinha para 4 ou mais membros.
Agora a miudagem é obesa (as percentagens são alarmantes!)
Mas há quem considere que estamos no melhor dos mundos possíveis...
Texto: LFM; Fotografia: Rosário Fernandes

1 comentário:

bobmaki disse...

Luís

Como sabes visito diariamente o teu blog. Embora não comente por escrito, prefiro verbalizar a minha opinião em relação aos teus posts, mas este a que chamas-te
"JOSÉ ESTEVES E O PATER ALÍGENA DOS GRELOS EM FORMA DE X", está realmente divino!
E, na minha modesta opinião, porque te conheço há muitos anos, e tenho acompanhado a tua escrita ao longo do tempo, acho que estás cada vez a escrever melhor.

Ana Fonseca