"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, julho 23, 2007

MANJARES SERRANOS NA CORTELHA


Na aldeia da Cortelha (freguesia de Salir, concelho de Loulé) continuam a ser reavivados paladares e costumes ancestrais. Os requintados sabores e as mais genuínas tradições da Serra do Caldeirão servem de mote para mais um fim-de-semana de animação, que decorrerá nos próximos dias 4 e 5 de Agosto, com a realização do evento Manjares Serranos, onde se insere igualmente o 4º Festival de Folclore da Serra do Caldeirão.

A típica aldeia situada no coração da Serra do Caldeirão, serve de cenário, no primeiro fim de semana de Agosto, para mais um momento inesquecível de muita animação, proporcionado pela Associação dos Amigos da Cortelha, que após o sucesso de edições anteriores volta a organizar os Manjares Serranos, que já vão na sua 7ª edição.

Alternativa ao habitual turismo de sol e praia, este encontro possibilita aos muitos visitantes reviver a vida, os sabores e as tradições desta zona serrana do Algarve. Impulsionada pela organização, toda a aldeia se junta para o sucesso de uma iniciativa que nos últimos anos tem atraído até à Cortelha largas centenas de pessoas, que para além de degustarem os genuínos sabores da tradicional cozinha serrana, assistem a um Festival de Folclore que junta grupos originários dos quatro cantos do país.

Assim, no dia 4 de Agosto espera-se muita animação, com a actuação no palco do Polidesportivo da Cortelha do Rancho Folclórico de Praias do Sado (Setúbal), Rancho Regional do Olival (V.N Gaia), Rancho Folclórico do Freixial (Leiria) e Rancho dos Campinos da Azinhaga (Golegã), para além da actuação do jovem mas conceituado grupo da casa, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Cortelha-Loulé).

No dia 5 de Agosto terá lugar o Encontro de Sons Tradicionais; passarão pelo palco vários grupos de música tradicional portuguesa, oriundos do Algarve e Alentejo, nomeadamente “As Ceifeiras de Semblana”, “As Moças Nagragadas” e os “Psss Tó Maxoste”, que vêm dar um brilho especial a este evento.

À mesa estarão manjares que farão com certeza a delícia dos muitos forasteiros, como sejam a tradicional orelha de porco, o chouriço e presunto caseiro, o galo guisado, borrego ou javali e as famosas papas de milho, acompanhados de vasta doçaria regional algarvia e da aguardente de medronho.

Manjares e Folclore, serão assim cabeça de cartaz num evento que tem vindo a marcar o seu espaço no seio do cartaz cultural algarvio, ganhando a cada ano que passa novos públicos e demonstrando que no interior algarvio ainda se respira tradição e cultura.

Os Manjares Serranos são uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha e contam com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Salir, Escola de Salir, INATEL e Região de Turismo do Algarve. São parceiros da organização o Jornal Folclore, Região Sul, a Rádio Gilão e RCS.

BREVE NOTA SOBRE O GRUPO ETNOGRÁFICO DA SERRA DO CALDEIRÃO

O Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha foi fundado a 26 de Julho de 2003, na Cortelha, aldeia serrana da freguesia de Salir, do concelho de Loulé.
Foi preocupação dos seus fundadores, divulgar as suas tradições, os seus usos e costumes. Para atingirem os seus fins, foi congregada toda a população da zona na recolha do manancial etnográfico, danças e cantares, trajes e utensílios de trabalho, gastronomia, contos e adivinhas, para representação das várias profissões e actividades, que foram o suporte económico da sua ruralidade, nomeadamente os ceifeiros, a padeira e o moleiro, entre outros.
O grupo é constituído por cerca de 62 elementos, com idades compreendidas entre os 5 e os 75 anos, apesar da sua pouco idade, já fez várias deslocações pelo país e participou no Festival Internacional em Paris, vai participar em Agosto, no Festival Internacional na Hungria. É filiado no INATEL e sem dúvida um óptimo representante da Serra Algarvia.

PROGRAMA

4 de Agosto

16:00 H – Abertura do Certame
18:00 H – Animação com Leonel Alexandre
21:30 H – Festival de Folclore
Rancho Folclórico de Praias do Sado – Setúbal (Estremadura Sul)
Rancho Regional do Olival – V. N. Gaia (Douro)
Rancho Folclórico do Freixial – Leiria (Alta Estremadura)
Rancho dos Campinos da Azinhaga – Golegã (Ribatejo)
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha – Loulé (Algarve)
5 de Agosto

16:00 H – Abertura do Certame
17:00 H – Animação com Conjunto Sons do Sul
18:30 H – Grupo Coral “As Ceifeiras de Semblana” (Almodôvar)
19:30 H – Grupo “As Moças Nagragadas” (Paderne)
20:30 H – Grupo “Psss Tó Maxoste” (Panóias – Ourique)

Foto: tela, exposta no Solar dos Presuntos, Cortelha, da autoria da filha dos proprietários :LFM; Texto (recebido por e-mail e adaptado) da Associação dos Amigos da Cortelha.

Sem comentários: