"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, abril 24, 2007

Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades: Resumo da Segunda Reunião






O Grupo reuniu na R. Prior do Crato,nº 120, na sede do Grupo Português de Excursão e Recreio, em 16 de Abril de 2007, pelas 19 horas.
Delfim Brás começou por propôr uma "visita à tapada para se ver tudo o que esteja mal e seja importante salientar"
João Soares informou que contactou com Cristina Castelo Branco, da Associação de Sítios e Jardins Históricos, tendo sabido que o protocolo que existia com essa entidade não teve seguimento, pois Jorge Sampaio tomou posse de uma casa que era para esta associação.
Durante a troca de impressões entre os vários participantes reflectiu-se acerca do seguinte:
- Ligar este movimento dos moradores aos lisboetas, interrogar a Santa Casa da Misericórdia (quer que saia a escola 128/Fernanda de Castro e quer fazer um edifício de betão). Esta escola é a garantia de poder estar aberta ao público.
Delfim: As colectividades deviam pensar em actividades a realizar na Tapada e devia ser feito um abaixo assinado.
João Santos: É preciso denunciar uma situação de degradação com base naquilo que se poderá fazer...é encontrar a hipótese de recuperar o máximo possível que está degradado, depois dinamizar, finalmente preservar!
Convocado como muitos outros amigos para esta reunião, António Brito participou no encontro e fez a seguinte intervenção:
Não se deve falar só da degradação. Há construção clandestina de um telhado virado para o convento...o exército põe os carros debaixo das árvores. Propõe que se faça o levantamento das situações. Saber-se o registo das propriedades, como é que se construiu ali, se o terreno caiu do céu, se foi comprado...o muro exterior está todo degradado. Ser amigo é fazer o levantamento e não deixar que tomem conta daquilo.Ao fim de fazer o inventário proposta para daqui a anos tudo o que pertence (provisoriamente?) às diversas entidades que ocuparam espaços, voltar à Tapada.
Tarefas e Decisões: Apresentação do Grupo às Entidades, Abaixo Assinado, Documento à População, Inventário de toda a tapada (Proposta de António Brito) visita à Tapada do Grupo.
O presidente da Junta de freguesia dos Prazeres, presenciou esta reunião durante alguns minutos.
Fotografias de António Brito

1 comentário:

Fernando Pinto disse...

Amigo Luís, passei só para te dar um abraço...

FMOP