"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quarta-feira, abril 25, 2007

As Crianças e o 25 de Abril: Azedal, Sarzedar e a Manhã de Abril na Biblioteca/Centro de Documentação dos Prazeres










Nos passados dias 23 e 24 estive na Biblioteca Centro de Documentação dos Prazeres, a convite da respectiva Junta de Freguesia, com crianças da escola 128 da Tapada das Necessidades (as turmas do 1º e do 2º anos na segunda-feira e as turmas do 3º e 4º anos na terça-feira).
Há já alguns anos que não fazia animação de leitura, depois de mais de 130 sessões realizadas entre os anos 90. Em 1998, em plena Expo e com a então directora do departamento de Cultura da CML, Dra Manuela Rego, comemorámos com as Bibliotecas Itinerantes e graças ao empenho da Dra Manuela Matos Correia e de outros colegas, a 100ª Sessão de Animação de Leitura, protagonizada por mim.
Desta vez e graças à Dra Rosário Baptista, e à Junta de freguesia da minha residência, apresentei a dezenas de crianças do meu bairro, o meu livro editado em 1996 pela Junta de Freguesia dos Prazeres (reeditado alguns anos depois pela Comissão Instaladora do Município de Odivelas e pelo então Vereador da Cultura Carlos Lourenço) cujo título é: "Azedal, Sarzedar e a Manhã de Abril".
No final, meninas e meninos entrevistaram-me e um deles, o Cláudio, disse que ia escrever um livro onde eu ia ser o herói.
As professoras foram excepcionais e pela postura dos alunos percebe-se o excelente trabalho que têm feito com estas crianças.
Ontem, durante o desfile pelas ruas da freguesia, algumas destas crianças, com a camisola do Grupo Dramático e Escolar "Os Combatentes", onde praticam desporto, reconheceram-me e vieram cumprimentar-me.
Foi uma prova de carinho inesquecível.
25 de Abril Sempre!!!
Texto de LFM; Fotos de Rosário Baptista.

3 comentários:

Paulo disse...

Incendiaram-me a infância, biblioteca de sonhos..

Com gotas de orvalho
Violaram a Primavera

E eu cresci a crédito
No eco das noites brancas
A lembrar-me do coro das velhas.

PS: As velhas falavam-me de um Abril que nasceu muito antes de mim. Agora entento quão grande é a alegria de viver em liberdade,,,

Abraço
Paulo

paula silva disse...

Parabéns por mais uma actividade tão rica e importante. As crianças merecem conhecer-te e reconhecer-te.
Um dia destes é à minha escola que vens, sabes disso, não sabes???
Já não são crianças, mas são jovens ávidos de actividades diferentes, de sonhos, de saber, de partilha, como só tu sabes envolver!!
Aquele abraço!!

Nádia Nogueira disse...

Ouvi maravilhas sobre este encontro!
Estas coisas , de facto, só são possíveis com pessoas lindas como tu e a Rosário!...
Com Saudades...
Nádia