"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quinta-feira, outubro 27, 2005

Eduardo Ramos* e o seu Novo Disco: "Cântico Para Al Mutamid": Uma Prodigiosa Homenagem Com Requinte e Mestria



A obra de Al Mutamid, passados mais de nove séculos sobre o seu nascimento, pela intemporalidade, continua a afagar-nos a alma ou a desinquietar esta passagem etérea com a criatividade e sensualidade das suas palavras ardentes e cintilantes.

Este belíssimo “Cântico para Al Mutamid” com músicas do bardo do Arade, principia com o poema Itimad, interpretado com mestria.

Aliás, todos os motes, mesmo os recitados, como o tema, “A Silves”, estão imbuídos de uma sonoridade e de uma envolvênci que nos transporta até ao requinte e exotismo dos palácios onde os madrigais trovadorescos derramavam sabedoria e suavidade.

A voz de Eduardo Ramos possui um timbre inconfundível que, mesclado com a virtuosa execução do alaúde, saz, bendir, zukra e flauta, origina uma prodigiosa homenagem ao imortal poeta luso-árabe Al Mutamid.

Exceptuando as incursões artísticas, nos territórios do Outro, experimentadas por Rão Kyao e Janita Salomé, conheço poucos criadores em Portugal capazes deste desempenho.

Eduardo Ramos é um músico de referência, pelo seu percurso excepcional, que não trocou de pele, não perdeu a rosa, não vendeu a alma. Os seus discos são momentos de dádiva, únicos, que se escutam com a satisfação de uma peregrinação aos oásis das Mil e Uma Noites, refrescando os lábios em frutos suculentos e benfazejos, no harmonioso embalo das águas cariciosas.

Os poemas musicados por Eduardo Ramos constituem habitualmente um excelente motivo de celebração da vida, a que o público adere, porém têm o condão de estimular, na intimidade, o imaginário adormecido do outro lado das nossas raízes.

Saboreemos então este “Cântico para Al Mutamid”, como um bálsamo contra a rotina: Este cálice de sonho, esta mágica viagem, é para repetir, sempre que se deseje!

Obrigado Eduardo Ramos, por mais uma tão bela partilha de Luz!

Luís Filipe Maçarico

*Eduardo Ramos pode ser contactado pelo TLM 965034764 Posted by Picasa

1 comentário:

Conceição Paulino disse...

k pena n/ teres colocado um somzinho...Bom f.s Bjs e ;)