"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, setembro 08, 2025

A FALTA DE SENSIBILIZAÇÃO SANITÁRIA EM ALMADA

 Fui técnico sanitário no Município de Lisboa e estive envolvido em várias campanhas de Sensibilização Sanitária.

Em Almada, nunca vi da parte do Município qualquer preocupação nesse sentido.

Os dejectos caninos proliferam pelos passeios de Almada velha, que é a realidade que conheço melhor. 

A atitude de muitos dos habitantes, que não apanham o cócó dos seus animais de estimação é uma postura que atravessa mandatos autárquicos, em que as preocupações de higiene pública não parecem ser prioritárias.

Não gosto de viver aqui!

LFM

NOS BASTIDORES DAS RUAS DE PAPEL DO REDONDO

 

Segundo um amigo, no Redondo, durante a montagem das ruas de papel, os proprietários da restauração local, que tanto beneficiam com o evento, realizado graças à entrega dos habitantes, que trabalham ao longo dos meses, torcem o nariz perante a possibilidade de oferecerem água a essas pessoas... Se for verdade, estamos na presença de uma atitude para a qual não tenho adjectivos para qualificar.

Texto e foto de LFM

NOS CRUZAMENTOS DA CIDADE

 Nos cruzamentos da cidade de Almada (falo de Almada velha, perto da Academia Almadense) os automóveis não avisam os peões, accionando os piscas. Como se os peões não existissem.

Nos passeios há pneus de carros (mal estacionados como é óbvio).

Viver em Almada, para mim, é estar exilado, pela falta de respeito da maioria dos condutores.

LFM

DESCONHECEM A PALAVRA OBRIGADO

 Transeuntes nos passeios de Almada (portugueses e estrangeiros) não conhecem a palavra obrigado (ou merci/ thank you) com exepção de algumas pessoas africanas...

LFM

sábado, setembro 06, 2025

EMPRESAS DE AVENTURA NA NATUREZA INDEMINIZADAS POR CAUSA DOS INCÊNDIOS

 


Não entendo a decisão de uma autarquia, e a concordância governamental, de indemnizarem duas dezenas de empresas que exploram o turismo de aventura, utilizando a Natureza, porque o território da sua actuação ardeu e não têm consumidores.

Exige-se de velhos proprietários que segundo consta recebem pensões miseráveis, que limpem ou mandem limpar as propriedades que lhes pertencem, as ervas que crescem à volta das habitações, mas a estas empresas, pergunto eu, exige-se que cuidem do território sobre o qual desenvolvem actividades?

Dá que pensar! Será que os empresários deste tipo de actividades têm ligações aos poderes instituídos, para terem direito a apoios estatais que ainda não chegaram a vítimas civis e industriais de incêndios passados?

E os emigrantes, que votaram no partido do governo e cujas casas arderam? 

A solução, pelo que li, é: tivessem posto as casas no seguro!

Que raio de país é este e que governantes são estes?

LFM

HOTEL DE UNHAIS: UMA BOA ATITUDE

 Durante os terríveis incêndios de Agosto, que se espalharam desde o concelho de Arganil até a Castelo Branco, houve alguns dias em que as chamas atacaram Unhais da Serra.

Louve-se a atitude da gerência do Hotel local que facultou alojamento aos bombeiros. Uma decisão com escala humana.

LFM

quarta-feira, agosto 13, 2025

INCÊNDIOS DE 2025

 Enquanto o país arde, o primeiro ministro decidiu desfrutar do mar do Algarve e nem sequer enviou um governante para fazer chegar às populações afectadas (tantas aldeias, tantos idosos) e aos bombeiros a solidariedade institucional, a presença que poderia transmitir a preocupaação dos que dirigem o país.

Os tão solicitados meios aéreos para enfrentar as chamas em terrenos montanhosos e difíceis para o combate nos terrenos, são escassos. Alguns avariaram. Vieram de Marrocos, reforços.

Demasiado triste para escrever mais. Inevitável é comparar com anteriores governantes, que interrompiam as férias para dar força moral a quem sofre e está cada vez mais só num país entregue à ausência de planos, para lá do frenesi de punir trabalhadores e emigrantes, único desígnio de quem manda. Além do enfraquecimento e destruição da saúde e da asfixia da hipótese de haver um lar, num país que se tornou estrangeiro para os seus naturais.

LFM


quarta-feira, agosto 06, 2025

21 ANOS DE "ÁGUAS DO SUL"

 Começou no início de Agosto de 2004 esta aventura.

Que continua, apesar dos obstáculos que a existência semeia.

Enquanto houver sopro de vida nos meus passos e nas mãos acesas (e na mente lúcida) "Águas do Sul" prossegue o seu rumo até um Futuro que será sempre vitorioso.

Muito Obrigado por me acompanharem.

LFM

LADROAGEM EM ALMADA

 Uns anos depois de viver na margem sul, um automóvel estaciona à minha beira com um fulano que afirmava ser filho do sr. Pereira do café Alvarez onde eu tomava diariamente o meu pequeno almoço. Com conversa mole e tratando-me por tu, finalizava a abordagem propondo que eu aceitasse uma "oferta"... geralmente um relógio xpto (certamente roubado). Mostrei os pulsos e disse que não usava nem queria aquilo para nada.

Talvez passado um ano o mesmo indivíduo no mesmo quarteirão (perto de uma casa que vende frango assado) fez a mesma abordagem. Nova recusa.

Hoje (tenho boa memória visual) movimentando-se a pé, mudou a conversa, dizendo que tinha trabalhado como motorista na CML O rosto só me remete para o aldrabão.

Disse ser condutor de longo curso e tentou acompanhar-me ao longo da minha caminhada (vinha de uma churrasqueira que fica na mesma rua - Capitão  Leitão- mas num outro extremo da artéria.)

Avancei e recusei o "presente" do costume que estaria no seu carro mais adiante.

Ao avançar apercebi-me que passou para o outro passeio, perseguindo-me desde aí.

Entrei preimeiro no Auchan e depois na mercearia de bairro.

Alertei alguns comerciantes para o indivíduo.

Ao longo das três abordagens, nunca vi qualquer polícia.

O calor (mas no Inverno a atitude é semelhante) não proporciona que nos sintamos protegidos pela autoridade. 

Fica o aviso para as pessoas que vivam aqui e o repúdio pela desprotecção que sinto. Todos os meses na minha pensão aparecem os descontos para o IRS Continente que seguramente são canalizados para orçamentar a acção - que deveria ser preventiva e de proximidade - de uma polícia ausente...

LFM

segunda-feira, agosto 04, 2025

INCÊNDIOS COMO ESPECTÁCULOS NAS TVS

 As televisões apresentam imagens obscenas dos incêndios - horas e horas como espectáculo.

Este país bateu no fundo.

LFM

A MINISTRA E O PERÍODO DE NOJO DOS POLÍTICOS

 Mário Centeno, diz a direita, saiu directamente do Governo Costa para o Banco de Portugal.

Maria Luísa Amaral, procuradora Geral da República, saiu desse cargo para ingressar num ministério do Governo Montenegro, digo eu.

Detesto moralistas.

LFM

INCÊNDIOS A FRASE DE GRAÇA COSTA

 Neste país dá-se mais valor aos futebolistas do que aos bombeiros.

Pense nesta frase de Graça Costa.

LFM

domingo, julho 20, 2025

MORRE-SE EM GAZA QUANDO SE ESPERA POR COMIDA E ÁGUA

 Como é que o governo extremista de Israel consegue justificar que todos os dias sejam mortas dezenas de pessoas e crianças enquanto estão à espera de alimento e água, que garantam a sua sobrevivência?

Como é que na cimeira da CPLP o representante de Portugal riscou uma frase do comunicado final da reunião, que criticava a morte  de seres humanos através da fome  como a que é infligida aos palestinianos de Gaza?

Edgar Morin, cientista centenário  manifestou-se contra este genocídio assim: "Estou horrorizado e humilhado pelo facto de os descendentes de um povo que foi perseguido durante séculos (...) façam uma verdadeira carnificina da população de Gaza"

Acrescento: Porque é que a histérica Kallas, o  emproado Costa e a pompadour (ex ministra da defesa da fraulein) Van der Lein, Mertz, Macron e o british Starmer são as carpideiras da Ucrânia, ignorando a Palestina (também atacada na Cisjordânia), não impondo sanções à extrema direita que governa Israel, não exigindo nada que possa incomodar Trump e Nethayou.

Será que o dinheiro que recebem pelo desempenho dos cobiçados cargos funciona como suporífero para dormirem com a consciência descansada?

É por estas e por outras que acredito que o Inferno é aqui e que Deus deve ser primo de Abromovich e abençoa decisões como a lei dos sefarditas, que atribuiu aos descendentes desses judeus, - em grande escala - a nacionalidade portuguesa a gente que nunca pôs os pés neste país, nem sabe falar a língua de Camões...

quarta-feira, junho 25, 2025

AS TELENOVELAS TURCAS

 Após ter visto várias telenovelas turcas, há uma conclusão que já se pode assegurar:

- aparece sempre (pelo menos) um personagem hospitalizado, geralmente por facada.

-aparece sempre (pelo menos) um personagem preso, geralmente por erro jurídico.

- aparece sempre uma mulher  (ou um homem ) muito má.

- aparece sempre o uso de armas (pistolas, navalhas).

Donde se deduz:

- uma sociedade violenta (se os "condimentos" expostos não abundam, a telenovela é um fracasso.

Estamos conversados.

terça-feira, junho 24, 2025

O NINHO DA GAIVOTA

 Num dos quintais das traseiras dos prédios da rua onde moro, a gaivota mãe fez o ninho para a gaivota filho/a que todos os dias sobrevoam edifícios e ruas, anunciando que encontraram um novo abrigo para a espécie.

GALOS NA CIDADE

 Nas traseiras dos prédios da rua onde resido, oiço galos. São Poesia Quotidiana.

segunda-feira, abril 21, 2025

TRUMP COMPARADO A HITLER PELO PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA

 José Ornelas, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa interveio na semana passada proferindo a seguinte declaração:

"Quando ouvimos dizer "America first" [em português, "América primeiro"], é a mesma expressão de "Deutschland über alles" ['a Alemanha acima de tudo']"

Ou seja: A Igreja - que muitas vezes foi silenciosa perante os poderes que  maltratam os desfavorecidos, talvez devido ao legado do Papa Francisco (falecido hoje) comparou Trump a Hitler.

Não sou religioso, mas estou atento e registo.

LFM



segunda-feira, março 17, 2025

QUEM PROTEGE OS DIABÉTICOS DOS MÉDICOS DOS OBESOS?

 


O Ministério da Saúde (quiçá o Infarmed) deveriam proceder ao controle de um medicamento criado para beneficiar os diabéticos que está esgotado porque os endocrinologistas decidiram prescrevê-lo para a obesidade.

Esquecendo-se que os gordos através do exercício e do cuidado com a boca estão em vantagem contra aqueles que podem cegar, ser amputados, ter problemas renais ao ponto se serem obrigados a fazer hemodiálise ou ataques fulminantes do coração, entre coutras co-morbilidades.

Bastava que o medicamento Rybelsus só fosse autorizado para diabéticos.

Há farmácias em Almada, que tendo 3 fornecedores não conseguem encontrar este medicamento esgotadíssimo.

É preciso ser inteligente para defender esta atitude? 

E as Associações e Médicos dedicados à Diabetes o que pensam fazer?

LFM (texto e fotografia)

segunda-feira, fevereiro 24, 2025

O beijo do refém


 Reproduzo a fotografia da página 16 de ontem (domingo 23 de Fevereiro de 2025). Um refém do Hamas,  luso-israelita segura na cabeça do palestiniano pertencente àquela organização armada, ao ser libertado (estava aprisionado desde 7 de Outubro de 2023!) e beija a cabeça do seu "carcereiro".

A imagem causa-me uma grande perplexidade. Não tenho respostas. Apenas digo que não consigo meter todos no mesmo "saco"...

LFM; Foto do jornal "Público".

segunda-feira, fevereiro 03, 2025

Lurdes Pinheiro : O nome de Luís Maçarico abria sempre todas as portas

 
No passado domingo 2 de Fevereiro de 2025 tomaram posse os novos corpos sociais do Grupo Dramático e Escolar "Os Combatentes", foram homenageados dois associados de Mérito e um Associado Honorário, do qual foi lida uma longa biografia associativa por José Alberto Franco, novo presidente da mesa da Assembleia Geral e depois subiu ao palco a presidente do centenário, Lurdes Pinheiro que proferiu as seguintes palavras:


Querido Luís Maçarico

Estimados sócios, amigos, membros do Grupo Dramático Escolar Os Combatentes,

Hoje é um dia especial, um dia de reconhecimento e gratidão. Reunimo-nos para

homenagear um homem que, com o seu talento, dedicação e generosidade, marcou

profundamente a nossa coletividade e todos aqueles que tiveram o privilégio de partilhar

momentos consigo. É com enorme honra que testemunho a distinção de Sócio

Honorário ao poeta Luís Filipe Maçarico.

Luís Maçarico não é apenas um poeta; é um apaixonado pela cultura, pela arte e pelo

espírito comunitário. O seu compromisso com a divulgação da nossa identidade e das

nossas tradições trouxe até nós momentos inesquecíveis, que ficarão gravados na

memória de todos.

Enquanto dirigente desta coletividade, tive o privilégio de testemunhar o impacto do seu

trabalho e dedicação. Graças a si, tivemos o prazer de receber inúmeros artistas do

Cante Alentejano, ao Coral Stella Vitae, à Orquestra Filarmónica dos Olivais e tantas

sessões de poesia e outros que tocaram o coração de todos os presentes. Foi através do

seu esforço e da sua paixão que pudemos vivenciar espetáculos de folclore e momentos

de verdadeira partilha cultural, porque falando o seu nome abriram-se sempre todas as

portas

Recordamos também a nossa inesquecível ida a Alpedrinha, onde fomos recebidos com

tanto carinho pelo Presidente da Junta, pela população e, em especial, pela Pensão

Clarinha, que nos proporcionou um acolhimento caloroso e afetuoso. Foram

experiências que transcenderam o simples convívio e que nos uniram enquanto

comunidade.

Mas o que realmente nos marca, Luís Maçarico, é a sua poesia. A sua escrita tem o dom

de nos fazer olhar o mundo pelos olhos do poeta, de nos fazer apaixonar pelas palavras

e, mais ainda, pela pessoa extraordinária que as escreve. As suas palavras ecoam em

nós, trazendo emoção, reflexão e uma ligação profunda à cultura e à vida.

Creio que todos os presentes concordam comigo quando digo que o seu nome, a sua

obra e a sua dedicação jamais serão esquecidos por esta coletividade. O seu legado vive

em cada evento, em cada memória e em cada verso que nos ofereceu.

Por tudo o que nos deu, por todos os momentos que partilhámos e por toda a inspiração

que nos proporcionou, o nosso muito, muito obrigado.

Luís Filipe Maçarico, esta homenagem é apenas um pequeno gesto para expressar a

imensa gratidão e respeito que sentimos por si.

Obrigada!

Lurdes Pinheiro


Agradecendo a celebração, Luís Maçarico recordou os Mestres que o levaram para a colectividade nos anos 90 (Jorge Rua de Carvalho e Jorge Neves), salientando que gosta de semear sem calculismo e se agora está a saborear estes momentos, agradece a distinção e mencionou que o ímpeto de sempre foi contribuir para melhorar o futuro colectivo e dirigindo-se aos novos associados que foram eleitos sublinhou que o futuro é que é bonito (citando no fundo José Mário Branco).



terça-feira, janeiro 07, 2025

UMA SEMANA NO PARAÍSO

 

                                              
                                            
Durante uma semana, partilhando a companhia de amigas que ao longo dos últimos 5 anos me convidaram a fruir a paisagem, o clima, refeições, uma varanda sobre o mar, voltei à Praia da Luz de Lagos.

Pela primeira vez, pore´m, a temperatura fez-se de vento frio, o que não obstou a que tivéssemos dias de descanso e tranquilidade.

Foi uma forma muito especial para acabar 2024, fazendo o balanço das situações positivas e menos favoráveis vividas durante o ano velho e entrar com sorrisos e esperanças em 2025.

Texto e fotografias de Luís Filipe Maçarico