"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sábado, maio 22, 2021

A Trepadeira de Alcanena e o País dos Excessos sem Culpa


De Norte a Sul, ao fim de semana, muitas localidades parecem aldeias (ou vilas) fantasma. Verifico isso já desde o tempo da troika. Em Lisboa, a Rua dos Fanqueiros nessa altura era um imenso deserto de lojas fechadas. Muitos edifícios, porque os proprietários envelheceram, faleceram ou desinteressaram-se, ou os próprios filhos tiveram a mesma atitude de abandono, viram crescer as trepadeiras como é o caso da fotografia que partilho, realizada esta tarde em Alcanena, onde vários palacetes oferecem o ar desolador bem visível na janela invadida por uma trepadeira, perto da Biblioteca Municipal.

Enquanto isto, no Algarve exige-se que para enfrentar a concorrência do turismo inglês em Espanha, não seja pedido a quem chega da Inglaterra um documento comprovativo de imunidade ao Covid...
A Sic mostra os ingleses (80% dos hotéis cheios) a curtir sem máscara e papalvos como eu estão há quase ano e meio a usar máscara e a viver com mil cuidados. 

Somos mesmo o caixote de lixo dos que têm dinheiro para comprar um país de pedintes, onde empresários com muitas aspas tentam influenciar decisões, porque a economia é a deusa de todas as vontades. 

Ao mesmo tempo, a pandemia agiganta-se em Lisboa e os especialistas dizem que o descontrole dos festejos leoninos levou a mais este retrocesso. 
Ninguém teve culpa. Mas as consequências sofremos todos. 

A trepadeira é o tempo a invadir tudo, antes da derrocada. E gente benfazeja fala da imunidade de grupo, havendo entidades super protectoras que em desespero inventam que só gente da mesma família se pode sentar lado a lado ou frente a frente num restaurante.

Será para levar a sério, este país?

LFM (Textoe e foto) 

Sem comentários: