"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sábado, agosto 08, 2020

REGRESSO A ALCOBAÇA

 


Desde os tempos da Escola Preparatória Francisco Arruda que não visitava Alcobaça. Decorridas seis décadas voltei ao lugar, que encerra tanta simbologia, memória, Arte e História.

Ou seja: desta vez e graças aos Amigos Fernando Duarte e Rita Fernandes, fiquei a conhecer com mais profundidade esta jóia da arquitectura religiosa e do património de Portugal, tendo fruído momentos maravilhosos neste território monumental da Estremadura.

Fundado por D. Afonso Henriques, em 8 de Abril de 1153, é um dos maiores edifícios da Ordem de Cister, tendo começado a ser construído em 1178.

Integra a lista do Património Mundial da UNESCO desde Dezembro de 1989, tendo por base alguns critérios, entre outros, como: a grandeza das suas dimensões, pureza e luminosidade arquitectónicas, beleza do material, rigor na execução, obra-prima da arte gótica cisterciense, túmulos de D. Pedro e de D. Inês, consideradas das mais belas esculturas funerárias góticas.

Vale a pena neste Verão visitar o Mosteiro de Alcobaça e almoçar um bom frango na púcara ou sardinhada, como fizemos, com bastante agrado, pagando pouco, num dos restaurantes ali perto.

Após o tempo da visita e da refeição escutámos com enorme satisfação uma trabalhadora da restauração local a elogiar a atitude dos portugueses que ainda o podem fazer, escolhendo terras como aquela para ajudar na recuperação económica dos lugares.

Atitude bem diferente da lamúria que se escuta noutros lugares que lamentam a falta de estrangeiros, principalmente ingleses, pois afirmaram-se durante anos contra os naturais, alicerçando a sua actividade turística na subserviência, que era visível até nas ementas que relegavam a língua portuguesa para lugar secundário...

Luís Filipe Maçarico (Texto, recolha documental e fotografias)

1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Andei por lá há dois anos, numa visita de estudo, e também tirei imensas fotos.
Espero que esteja tudo bem consigo. Eu cada vez vejo mais mal, mas na consulta que fiz há dias disseram-me que está tudo bem, simplesmente estou com um enorme astigmatismo provocado pelos pontos do transplante. Segundo o médico a visão só vai melhorar quando tirar os pontos, mas isso só lá para Fevereiro de 2021.
Abraço, saúde e bom domingo