"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, fevereiro 10, 2020

SELMA LAGERLÖOF

Quando eu era adolescente descobri Selma Lagerlöof, escritora sueca, que foi a primeira mulher a receber o Prémio Nobel da Literatura, no início do século XX.
O livro através do qual acedi a uma escrita marcante e encantatória chama-se "A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson Através da Suécia."
Segundo a Wikipédia,  "A autora soube combinar sua experiência pedagógica com seu talento de narradora. Utiliza fantasias sobre o tema do "Mapa da Suécia", de Snoilsky: Olândia é uma borboleta petrificada de asas arrancadas, Blecíngia uma escada de três degraus, Helsíngia uma folha com nervuras, Estocolmo a cidade que flutua sobre as águas. […] O livro propõe uma lição de moral: a exaltação do trabalho, da boa vontade e da caridade, e passa valores tais como o respeito à natureza, a importância do trabalho em grupo e a integridade. Nils, um menino preguiçoso e desobediente que se diverte em maltratar os animais, num domingo em que os pais haviam ido à igreja, aprisiona um duende e, como castigo, é transformado também em duende. Ao subir nas costas de Mårten, um dos gansos de sua propriedade, a ave resolve, num impulso, seguir os gansos selvagens na primavera, e Nils segue viagem com eles.
Inicialmente assustado, depois mais confiante, atravessa a Suécia nas costas do ganso, participando de várias aventuras no mundo dos animais. Entre essas aventuras conhece os lapões, quase salva uma cidade que só aparece a cada cem anos, e se torna amigo de vários animais.
Sete meses depois, tendo aprendido muito e se tornado uma pessoa melhor, volta à casa de seus pais e à forma humana novamente, mostrando aos poucos que é capaz de sacrificar a própria felicidade à dos outros. "
Recolha de LFM


1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Infelizmente para mim, nunca li.
Abraço e bom fim de semana