"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, maio 24, 2019

Notícias Falsas em Períodos Eleitorais

Uma das coisas deploráveis das redes sociais são as notícias falsas.
Uma grande parte das pessoas partilham-nas, sem se preocuparem com o que estão a divulgar.
É usual aparecerem mentiras sobre a morte de artistas felizmente vivos.
Aconteceu assim com Roberto Carlos e com Stallone, entre uma panóplia de nomes. Questiono-me acerca da intenção, seguramente maléfica.
Lamento que todos aqueles que partilham tais aberrações, não tenham critério de rigor e qualidade, ainda que por vezes tenham escolaridade e inteligência para fazerem a triagem, não vendo que os sites onde se abastecem apresentam mentiras do mais grosseiro, idiota e ordinário, como por exemplo: homem ficou asfixiado na passarinha da namorada.
O ódio e preconceito contra a política, devido à corrupção que alguns protagonistas consumaram, leva os utentes do Facebook a deixarem-se contaminar por sites que foram desmascarados publicamente. Como aquele em que se diz que os deputados consomem refeições que valem 100 euros por dez, no refeitório da Assembleia da República.
Há uma cegueira e uma perda de faculdades, quando se trata de meter tudo no mesmo saco e execrar.
Com esta atitude, apela-se veladamente à abstenção, em períodos eleitorais, se estas coisas aparecem durante a campanha,. Chego a duvidar se estas partilhas serão ingénuas. As pessoas são responsáveis por aquilo que metem nas suas páginas.
Mas como dizia o outro: É a vida. 
Alguém escolherá, enquanto os incautos indrominados ficam a vociferar e a vomitar no Facebook, que como é sabido se trata de uma forma muito eficaz de mudar o mundo.
Luís Filipe Maçarico (texto e fotografia)

Sem comentários: