"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, setembro 03, 2018

A ALDRABA EM GAVIÃO, COMENDA E BELVER

A Aldraba esteve este fim de semana, com cerca de três dezenas de participantes, no concelho de Gavião, onde o Património da Comenda foi evidenciado, através da gastronomia e do lançamento do livro de Jorge Branco, "Comenda Com Gente", que foi apresentado pelo director da Torre do Tombo, Silvestre Lacerda, que chamou a atenção para esta obra dar voz àqueles que raramente têm voz: O Povo!
Na Freguesia de Belver, foram visitados os Museus da Tapeçaria e do Sabão e o Castelo, sendo de aplaudir as intervenções da designer Dra.Olga, de Ricardo Branco e da Historiadora de Arte Dra. Edviges, que enriqueceram os conhecimentos dos visitantes. Houve ainda tempo para ver e saber mais sobre os fornos artesanais de produção de carvão.
Os almoços foram fornecidos pelo Centro de Dia da Comenda, sendo a formadora da Escola de Mação, a Professora-Cozinheira, Raquel, filha da terra, a Mestra que nos presenteou com saborosas iguarias.
A Aldraba está uma vez mais de parabéns, e particularmente os coordenadores deste Encontro: Nuno Silveira, Ana e Ricardo Branco. Bem hajam por tudo o que proporcionaram, com uma presença que acentuou bem estar, refrescando a alma dos viajantes, num clima muito quente.

Luís Filipe Maçarico

Sem comentários: