"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quarta-feira, janeiro 13, 2016

Estamos a Perder a Qualidade de Vida obtida no século XIX

Lendo monografias, que nos relatam o pulsar da vida, no interior do País, em pleno século XIX, reconhecemos o valor de homens influentes, aos quais populações como a de Alpedrinha, conquistaram estação de comboio, estrada principal, posto dos CTT e outras regalias. Estávamos em Monarquia e reinava D. Carlos.
Leio que a Farmácia local pode ser transferida para o Fundão. 
Há anos os CTT passaram a ser assegurados pela Junta de Freguesia.
O acesso ao túnel da Gardunha, prometido por uns, retirado por outros, deixou os Centros mais distantes e quem trabalha fora da vila, tem de percorrer mais quilómetros do que era suposto vencerem, na sua luta diária pelo pão.
O comboio é tão precário, que a estação foi entaipada.

Por estas e por outras é que tendo sonhado ir viver para longe da capital ruidosa, desumana e saturante, acabei por ir ficando, não obstante também aqui me roubarem as farmácias, os correios, alguns transportes, e tudo o que idealizam furtar-nos, em nome da boa governança, que das autarquias até ao governo, não se percebe qual o ganho e de quem efectivamente lucra com tanto corte, tanta poupança, tanta austeridade (com troika e sem troika)...

Decididamente Portugal é a Califórnia (ou Marrocos) da Europa e o que está a dar é comprar prédios, no Porto e em Lisboa, para os alugar/vender aos estrangeiros impedidos de visitar/viver no Norte de África, e noutras paragens, tão baratas para a avalanche, que vem dos gelos nórdicos, em termos de clima e de comportamento, ameaçada pela perda da tranquilidade nesses antigos paraísos.
Pobre Portugal, em constante perda, ferindo o seu povo, para se tornar no capacho dos invasores, dispostos a comprar, instalando-se como se lhes pertencesse - só porque têm dinheiro - o produto do trabalho de gerações, que construíram com sangue suor e lágrimas casas, lugares e quotidianos. Veja-se o cultivo intensivo de olivais no Alentejo, os hostels que surgem como cogumelos e instalam-se nos sítios menos adequados...Os culpados disto saltitam de cadeira em cadeira, ora são governantes, ora são administradores...
Chamar a isto democracia faz-me sentir de outro planeta....

Luís Filipe Maçarico (Texto e foto)

1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Pois, estamos transformados no paraíso dos reformados ricos da Europa.
Um abraço e bom Domingo.