"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, novembro 24, 2015

No XXI Colóquio dos Olivais falando dos Jordões de Pias

Nesta segunda feira dia 23, voltei à Escola Secundária Eça de Queirós, para apresentar uma Comunicação sobre os "Jordões" de Pias, no primeiro dia do  XXI Colóquio dos Olivais, que foi seguida com interesse pela assistência de quase duas dezenas de participantes.
Grato ao Professor Andrade Lemos, pela gentileza de me ter convidado ao longo dos anos e a Carlos Inácio pela autoria das fotografias.

Neste evento, já falei, entre outros assuntos, das Aldrabas e Batentes dos Olivais Velhos (com Vanda Oliveira, Leonel Costa e Graça Silva), de Santo António, um Santo de Proximidade e da Efabulação em torno da chamada "Mão de Fátima".

Nesta primeira tarde em que me coube intervir, escutei deliciado os outros comunicadores, que falaram de temáticas tão interessantes como a arqueologia de uma Batalha - Vimeiro 1808 (Rui Ribolhos), D. João VI - Um Caso de Envenenamento (Sandra Coelho) e Tumulária de D. Nuno Álvares Pereira (Nuno Pires).

Este Colóquio é o I Luso-Brasileiro do Centro Cultural Eça de Queiroz e a Revista de Telheiras, todos os anos inclui no seu vasto articulado, os contributos que os convidados a cada edição do Colóquio entregam à  organização.

Durante a semana, vários investigadores, como Salete Salvado, apresentarão diversos pontos de vista acerca das várias ciências sociais, onde fundamentam os seus olhares sobre toponímia,  factos, monumentos, música, poesia, humor, etc.

Luís Filipe Maçarico



1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Deve ter sido bem interessante.
Um abraço