"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Alcantaro um restaurante viciante




No melhor sentido da palavra, o Alcantaro é viciante.
O acolhimento, por parte de Laetïcia, minhota de Esposende, que viveu na Alemanha, é de uma afabilidade, que envolve. Sempre a vi, recebendo os visitantes, jovens ou menos jovens, de uma forma cativante.
Depois, há uma exímia tecedeira de sopas, Elsa, de seu nome, criativa mestra de temperos, suprema artesã de receitas cruciais - seja o bacalhau com broa e alheira de caça, veado com castanhas, abrótea frita, com arroz de tomate, lulinhas à algarvia, feijoada à Transmontana - que congemina e produz um enfeitiçante prazer para o paladar do viajante, que deseje peregrinar pela rota gastronómica do antigo território dos Prazeres. A maravilhosa cozinheira assegura que a carne da feijoada canta dentro da panela, quando o cozinhado está no auge…
O espaço tem o toque do gosto pessoal da própria Laetïcia e de António Prata, da Ronda dos Quatro Caminhos.
Sobre o tijolo refractário, pele material do restaurante, Agostinho da Silva, Malhoa, Villarett, Lopes Graça, José Afonso, Aquilino, Sophia, Eugénio, Gedeão, Mário Viegas, António Silva e tantos outros, acompanham-nos.
Estamos de facto em boa companhia, nestes almoços, que começam com patés deliciosos (de azeitonas verdes, cornichons, cogumelos, atum) e terminam com uma doçaria de cariz popular, que coroa o saber - fazer tradicional das avós do Norte, do sul e das Ilhas.
Há ainda outros prazeres. Aqui se têm desenvolvido, desde o Outono de 2013, tertúlias animadas por Fernanda Frazão, editora da Apenas Livros.
Por aqui podemos encontrar os diversos elementos da Ronda. A etnomusicóloga e excelente cantora marroquina Amina Alaoui e a fabulosa “múgica” (Amélia Muge), já visitaram o Alcantaro.
Os seus sorrisos de satisfação, sublinham o agrado demonstrado perante um ambiente tão bonito e uma comida tão aconchegante.
Nos anos sessenta, ali funcionou a taberna-carvoaria do senhor Albino, e, posteriormente, um efémero e apagado “Miratejo”. A clientela é variada, oriunda do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do vizinho quartel da Marinha, de firmas e da vizinhança, com bom gosto.

Alcantaro, Rampa das Necessidades, nº 6. Almoços (de segunda a sexta): 10,90 € Jantares (por marcação): 17€.

Luís Filipe Maçarico
30 de Janeiro e 7 de Fevereiro de 2014

Sem comentários: