"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, julho 31, 2011

Eugénio: A Memória das Memórias


Eu sabia, por na altura me ter sido relatado - e ter visto na RTP - que nos anos 90 tinha sido realizado um (ou mais) filme (s) sobre o poeta Eugénio de Andrade.
Um dia destes, fiz uma pesquisa e "descobri" o que procurava.
Em 1993, Jorge Gaspar realizou dois documentários - As Palavras Interditas e Rosto Precário, onde a certa altura do primeiro filme (minuto 4:20) aparece a minha amiga Clara Nabais, fundadora da Pensão Clara de Alpedrinha e no minuto 4:40, a Ti Pires, enquanto o poeta diz o poema "Mulheres de Preto".
Está lá o percurso da infância de Eugénio, com os rebanhos, as casas de granito e a Gardunha que entraram nos seus versos, enquanto matéria vital do olhar da alma.
Partilhei já no Facebook estas imagens, que agora também coloco nestas Águas do Sul, em véspera de completar 7 anos.
Oiçam e conheçam um dos meus Poetas:

http://ww1.rtp.pt/rtpmemoria/?t=EUGENIO-DE-ANDRADE-O-POETA.rtp&article=946&visual=2&layout=5&tm=8

Texto e recolha: LFM. Tela de Artur Bual.

1 comentário:

marialascas disse...

Um dos meus Poetas também. E de uma sensibilidade tão intensa que, em meu entender, não foi nem é devidamente valorizada pelos seus contemporâneos!