"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, julho 26, 2010

Contra os ladrões de sonhos, lutar,lutar!






Ao longo destes dias de ausência do blogue (que foram dias de trabalho escolar e de desempenho profissional) estive em Silves, na Casa de Cultura Islâmica, onde foi inaugurada uma exposição que mostra os tesouros do Al Andalus que o Algarve guarda.
Eduardo Ramos e Janica acolheram-me no seu mundo de afecto e perguntaram-me pelo Kiko, enquanto desfiávamos memórias do Gambry. A Carolina partilhou comigo o seu álbum de recordações. Menina, ainda, ali estão ela e o canito. A menina é hoje uma bailarina que fez um curso superior na Holanda e tem dançado obras contemporâneas.
A avó ofereceu-me uma pomba da paz gravada em metal,
O Dr. Pedro Barreiros cuidou das minhas maleitas e ouviu-me falar do Kiko.
Visitei com a Marta e a Ana camarada Abílio, fadista e poeta inspirado, que atravessa um momento difícil. Espero que este ano seja apresentado o seu livro de poemas, tão desejado por este amigo.
Estive numa colectividade centenária nos Olivais, em serviço, este sábado e passei o domingo a resguardar-me do calor, mas parece que hoje vai ser pior. Esta noite o termómetro ultrapassa os 20 graus e vão estar 40 graus durante o dia.
A vida é feita de contrastes. E uma nova semana vai começar.
O Kiko tenta dormir, apesar da coceira (mudança de penas? parasitas?). Folgo muito por ele ter voltado (ontem, como apareci tarde no bairro, o apelo dos companheiros de voo e vagabundagem foi mais forte, pernoitou fora)...
É engraçado o que se passa com quem me lê no Facebook. Os comentários são muito estimulantes. Reparem no que uma das leitoras escreveu, depois de eu ter contado que o pombo aprendeu a defender o seu alimento, evitando com bicadas os intrusos:
"Prova que o kiko é politizado, conhecedor e defensor dos seus direitos...Parabéns kiko, anda aí tanta gente que diz: De politica nã sei nada... Pois, esquecem-se que desde a ida ao wc a tudo o resto, ali há sempre um dedo da politica..."
E outra não resistiu a exclamar:
"boa camarada kiko!"
E uma terceira deixou esta mensagem:
"O teu Kiko é super fotogénico!a"
Curioso, como num quotidiano absorvente, há quem pense em coisas de somenos importância para uma sociedade cruel, que fez da transacção, do valor monetário, dos lucros elefantísiacos (ou tubarónicos) o grande objectivo. Coisas como afectos e sensibilidades de humanos ou o crescimento de uma ave e os testemunhos de alguma inteligência. Coisas que passam ao lado dos bardamerdas, que dão ordens e apenas se interessam pela sua vidinha.
Tal como o pássaro, também temos de repelir estes parasitas do nosso percurso, estes intrusos, que nos querem roubar saúde, trabalho, alimento e os sonhos
Aqui na net como nas ruas, aqueles que respeitam homens e bichos oprimidos só podem fazer uma coisa: Lutar resistir, contra os ladrões de sonhos!

Luís Filipe Maçarico (texto) fotos de LFM e Marta Barata

2 comentários:

Mar Arável disse...

Força

Abraço

mariabesuga disse...

Pois os ladrões de sonhos estão por aí, Luís, alguns dentro da pele de grandes defensores de bichos que não de pessoas, já se vê...
Estar atentos é preciso para que não nos roubem a base em que somos construídos e consigamos, que só assim, segurar-nos dentro de nosso próprio senso de equilibrio...
Os roubadores de sonhos só o são por não saberem sentir o sonho que é o deles e, assim, lhes passa ao lado.

Jingã meu amigo.