"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, novembro 17, 2009

Irmã Coragem


Isabel Mendes Ferreira chamou-lhe "Nuvem", talvez por ser uma rapariga discreta, ao longo de um almoço que tivemos os três no Henessys (quando eu e a Vanda comíamos umas batata fritas de uivar de prazer e gula)... Eu chamo-lhe, apropriando-me do título de uma peça de Brecht, "Irmã Coragem"...
Estivemos juntos na tarde desta segunda feira chuvosa, num chá e numa sandes de queijo, tomados à saída da Maternidade.
No riso partilhado. Em preocupações, que até são cómicas nalguns pormenores, com o novo comportamento alimentar que se impõe para ambos.
Mas o melhor de tudo, é sabê-la corajosa, resistente, disposta a resgatar dos dias futuros a vida que gosta de sorver, gomo a gomo, ou não fosse ela uma jovem no esplendor da idade.
Ela é, como lhe disse há dias num sms, aquela estrelinha carinhosa, irmã de sonhos, gotinha de água cintilante, que nesta paisagem de Outono derrama ternura diante do nosso olhar.
Transmiti-lhe o afago dos que aqui escreveram - e de tantos outros, que pessoalmente têm desejado a vitória da sua luta.
Frente aos seus olhos cor de amêndoa, muito bonitos e meigos e do seu sorriso de menina, constatei como pode ser grande uma mulher, que não é capa de revista, nem tem nome de rua, que não é famosa por trinar ou posar escandalosamente.
Muito mais importante, para mim, é esta cidadã anónima, não fora o blogue ser indiscreto, divulgando que ela existe e é muitas mulheres sem rosto, que precisam do amor de todos os que verdadeiramente se importam com a alegria de um ser humano e dão valor aos laços de amizade.
Obrigado, Vanda, por esta tarde!
Luís Filipe Maçarico (texto e foto)

5 comentários:

oasis dossonhos disse...

rosa dias
para mim

00:57 (12 horas atrás)

Luis meu amigo desculpa de usar este teu espaço para deixar estas palavras a Vanda.
Fiquei feliz por ver o sorriso confiante de Vanda, neste encarar a vida de frente.
Onde pode haver cair e levantar constantemente.
Mas com uma certeza, de que a seu lado estarão amigos, como tu, como ele, como eu.
Conta connosco Vanda beijinho desta amiga certa, Rosa

Manuel Silva disse...

Estou mesmo MUITO FELIZ,desejo tanta força para ela como para a menina Mariana que começa a crescer e aprender.
Desejo que ambas sejam fortes e felizes.
Abraços muito GRANDES, para ti amigo de sempre...

mariabesuga disse...

Deixo o meu sorriso abraço carinho para a Vanda.

Desejo tempos felizes de força na mistura com os sorrisos abraços carinho dos Amigos como o Luís e todos os que estão presentes...

Diz-lhe isto Luís, quando estiveres de novo frente aos olhos cor de amêndoa do doce que tão carinhosamente aqui descreves...

... nuvem, estrelinha, gotinha de água cintilante...

Só de ti declaração de Amor assim...

Jingã
Abraço e beijinho amigo para a Vanda

Pedro disse...

É caso pra dizer... quem escreve assim não "gago"...

Elvira Carvalho disse...

Deixo um abraço à Vanda. E desejar-lhe uma recuperação total, ainda que não seja rápida.
Tudo de bom para ela.