"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Dia 21 no Espaço Santa Catarina Começa Projecto Minha Lua, Nossa Lua com Inauguração de Exposição Fotográfica e Peça de Teatro


Os organizadores deste projecto que integra teatro, conversas sobre a temática do imaginário popular e da influência da cultura árabe, dizem que tiveram "como ponto de partida a Tunísia, país no Norte de África que é muito mais do que os complexos turísticos em moda na Europa. A Tunísia tem uma cultura forte e tradições ricas, que se expressam na literatura, nas artes plásticas e na música, entre outras. Um universo criativo capaz de inspirar uma míriade de outras expressões culturais em todo o mundo, nomeadamente em Portugal.
Minha Lua, Nossa Lua espelha essa realidade, o quotidiano dos tunisinos, o dia-a-dia da pessoa comum, as suas vivências e os seus espaços.Os momentos registados durante duas viagens ao sul da Tunísia deram o mote para a longa caminhada que é este projecto. O objectivo principal é a experimentação, a partilha, a comunhão ou simplesmente a convivência entre a fotografia, o teatro, o multimédia, a literatura e todas as formas de arte e de expressão necessárias para comunicarmos as nossas ideias.
Não é pretensão inventar nada de novo, mas sim beber tudo o que nos rodeia, deixar-nos contagiar pelo que nos emociona, utilizar todas as formas de arte para criar algo nosso, transmitir o nosso olhar e revelar quem somos. A Tunísia e os momentos vividos a Sul foram transportados para o espaço da criação e serão levados para onde houver pessoas receptivas a viajar connosco. Não se trata de um retrato de um país, através de várias formas de expressão artística, mas sim do nosso olhar sobre a vida na Tunísia. Pretendemos expressar o mundo por via da arte. Do trabalho de criação resultou uma exposição de fotografia, uma instalação multimédia e uma peça de teatro, direccionada especialmente ao público infantil. O projecto foi desenvolvidos por artistas profissionais da área da fotografia e do teatro, aos quais se juntaram poetas, artistas plásticos, historiadores e antropólogos, entre outros, que participarão no espaço palavras do deserto, partilhando conhecimentos, conversas, poemas, experiências…"
Os primeiros momentos deste projecto ocorrem no próximo dia 21. A exposição inaugura-se às 19h e duas horas depois será a primeira representação da peça de teatro.
Uma semana depois começam as Conversas do Deserto e as Noites de Poesia de Autores Árabes.
A exposição fotográfica é constituída por 40 ampliações fotográficas (50x70), a preto e branco, da autoria de Jorge Ismael Cabral, fotojornalista.
As fotografias retratam o quotidiano do Sul da Tunísia, onde o autor se embrenhou na vida comum, em escolas, nos transportes públicos, nos locais de trabalho, nas ruas, nas casas e no deserto. Um olhar carregado de vivências.
A exposição fotográfica estará patente ao público de 21 de Fevereiro a 14 de Março de 2008, todos os dias da semana, entre as 11 e as 21 horas, no Espaço Santa Catarina, Largo Dr. António de Sousa Macedo, nº 7, 1200-153 Lisboa.
Tendo como base o conto Minha Lua, Nossa Lua de Anahita Taymourian, as personagens da peça de teatro são transportadas das fotografias de Jorge Ismael Cabral para o palco. Cada uma delas dá resposta à pergunta "O que fariam se fossem donos da lua?", enquanto no palco vão surgindo tradições, hábitos, costumes, cheiros e sabores da Tunísia.

A peça é fruto de uma criação colectiva, interpretada por Cristiana Castro, Lúcia Caixeiro e Patricia Reategui, dirigida por Jorge Cabral, estando os figurinos e espaço cénico a cargo de Carla Ferreira.O texto utilizado na peça resulta não só das improvisações próprias da criação, baseadas no conto infantil Minha Lua, Nossa Lua, mas também da recolha de textos já existentes, que estejam relacionados com o universo da peça, e que principalmente sirvam para transmitir uma mensagem que responda aos objectivos a que se propuseram os artistas participantes no projecto. Principal destaque, vai para as letras de algumas canções de Zeca Afonso, que se inserem no contexto da peça pela sua universalidade e actualidade, podendo ser empregues na transmissão de valores humanos, de sentimentos e de emoções, quer seja em Portugal, na Tunísia ou noutro local do mundo.

As apresentações da peça ocorrerão no Espaço Santa Catarina, Largo Dr. António de Sousa Macedo, nº 7, 1200-153 Lisboa, nos dias 21, 22 e 26 de Fevereiro de 2008 às 21.30h; 22, 27 a 29 de Fevereiro de 2008 e 3 a 7 de Março de 2008 às 11 horas; 23 e 24 de Fevereiro de 2008 e 1 e 2 de Março de 2008 às 17 horas.
Preços: Crianças 3€ / Adultos 5€
Consulte o programa em:
Fotografia de Jorge Cabral.

Sem comentários: